O deslocamento de indivíduos do campo para as cidades faz parte da história da humanidade desde que começaram a se constituir os povoados e cidades
Geralmente ocorre porque as pessoas não encontram oportunidades sociais e econômicas ou por fatores culturais e políticos, como êxodo rural ou movimento migratório.
Causas
- O desejo de algo novo;
- O descontentamento econômico;
- A busca pelo lucro financeiro;
- Um emprego mais favorável;
- Um modo de vida melhor ou ainda uma melhor moradia.
Pode ser interno ou externo, definitivo ou temporário, dependendo da necessidade e dos objetivos de cada grupo populacional.
Consequências
O movimento migratório causa diversas implicações tanto nas áreas de recepção como nas áreas de origem;
Nas áreas de recepção
Ocasiona o crescimento do meio urbano, ou seja, aumenta a taxa de urbanização;
Ocorre o povoamento de novas áreas, o desbravamento de novas terras, com dificuldades de adaptação ao novo meio,
Nas áreas de origem
Ocorre uma redução da população, que ocasiona o esvaziamento do meio rural, assinalado como êxodo rural;
O problema do êxodo rural é consequência da mecanização do campo, que propicia a saída de indivíduos do meio rural em direção ao meio urbano, em busca de melhores condições de vida, ou pela falsa ilusão de que o modo de vida na cidade seria mais fácil.
Outro fator relevante na migração é a carência de investimentos voltados para a área agrícola, que faz com que o agricultor se desestimule perante inúmeros problemas que tem de enfrentar com a insuficiência de subsídios do governo.
Já os aposentados do meio rural migram para o meio urbano em busca de melhoria no acesso aos serviços, em razão de sua idade avançada.