Massa de ar – são grandes porções da atmosfera que horizontalmente apresentam a mesma temperatura humidade.

Quando essas massas se deslocam, transportam com elas essas características não são constantes e acabam por se modificar quando se afastam das regiões adquirindo as características das áreas envolventes.

Classificação das massas de ar

As massas de ar são classificadas tendo em consideração três factores: a sua temperatura, as influencias e a sua região de origem.

As massas do ar podem ser quentes ou frias.

Quanto a temperatura: as massas do ar podem ser: quentes e frias.

Massa de ar quente – se torna quendo entrar em contacto com a superfície quente.

Massa de ar fria – se torna fria quando permanece sobre uma superfície fria.

Quanto a sua influencia, as massas do ar podem ser: continentais e marítimas.

Uma massa de ar formada sobre uma superfície oceânica é muito húmida e designa se de massa de ar, enquanto que uma que se forma sobre o continente é relativamente seca e designa-se massa de ar continental.

Quanto a sua região de origem, as massas de ar podem ser: árticas, polares, tropicais e equatoriais.

a) massas de ar árticas – são originários dos próximos dos polos sobre as aguas geladas do oceano glacial Ártico e as calotes polares da Gronelândia e da Antárctica. Essas massas de ar são caracterizadas por baixas temperaturas e débil conteúdo de humidade, pelo que apresentam escassez de nebulosidade e um risco de precipitação muito reduzido.

b) massas de ar polar – situam se em zonas afastadas dos polos, entre os 500e os 700de latitude. As massas continentais são frias e de estratificação estável pós se formam em zonas de altas pressões do interior da Ásia central e Canadá, não existindo no hemisfério Sul devido ao predomínio das superfícies oceânicas naquelas latitudes.

c) massas de ar tropical – o ar seco procede de extensas áreas desérticas e criam um subsidências anticiclónica seca, estável e quente.

As massas de ar tropicais marítimas tropicais são muito húmidas, proporcionando a formação de neblinas ou nevoeiros, associados à nuvens de pouca altitude e precipitação fraca.

D) massa de ar equatorial – caracteriza-se por ter elevadas temperaturas, alto conteúdo de humidade e uma elevada e instabilidade.

Formam-se grande tores de nuvens, das quais caiem chuvas intensas por causa da elevada humidade contida no ar quente.

As massas de ar deslocam-se de acordo com o movimento aparente anual do sol.

Estabilidade e instabilidade das massas de ar

A aquisição de determinadas características por parte das massas de ar, é um processo lento, pelo que estas se formam em zonas onde se localizam sistemas barométricos estáveis, como a cintura de altas pressões subtropicais, a Sibéria, o Canadá.

Considera-se que a atmosfera está estável quando a mesma apresenta uma grande resistência ao desenvolvimento de verticais.

Se a Porcão de ar ao subir encontrar uma atmosfera mais quente, descerá e voltará ao nível de partida de estabilidade. Se o ar a volta da porção á mais frio que a própria porção de ar, esta prosseguirá a sua subida instável.