Uma das acções que o vento efectua é o transporte de areia para lugares longínquos e que no seu trajecto, os grãos de areia desgastam-se, não só como também e alteram as formas das rochas. O vento é uns fenómenos que provoca a erosão que por sua vez transporta e deposita os materiais movimentados. O mesmo faz parte do agente modelador menos efectivo da superfície terrestre e actua em regiões onde a precipitação é baixa e com evaporação alta.

Os ventos transportam as partículas através de certos mecanismos que são: Suspensão, onde são transportadas partículas de poeira com diâmetros <0,125 mm, nesse mecanismo, as partículas podem permanecer em suspensão por longo tempo, transportadas por grandes distâncias; saltação é o outro mecanismo que ocorre o transporte de areia com partículas de diâmetros 0,125 – 2 mm, e quanto maior a partícula, menor o deslocamento. Constituem diferentes feições morfológicas, entre elas, as dunas, marcas onduladas e estratificação cruzada e por último o arrasto, onde são transportadas partículas com diâmetros superiores a 0,5 mm.

O vento desempenha uma acção depositária, pois ocorre quando a sua velocidade diminui e as formas de acumulação podem ser provenientes de explosões vulcânicas, de áreas periglaciais, de praias e de regiões áridas, dai que as principais formas de sedimentação ocasionadas pelos ventos são: (I) dunas que são elevações de forma regular e característica resultantes de uma deposição contínua de partículas transportadas pelo vento. São feições morfológicas importantes das regiões desérticas. Com base na morfologia, elas são classificadas como: transversais; barcanas; parabólicas; estrela; longitudinais.

A morfologia de uma duna é determinada por certos parâmetros que são: velocidade e variação do rumo do vento predominante; características da superfície percorrida pelas areias transportadas pelos ventos e quantidade de areia disponível para a formação das dunas; (II) mares de areia – são vastas áreas onde a precipitação é rara e encontram-se cobertas por areia e esta patente a imagem no anexo 1 que ilustra os tais parâmetros.

São mais fluentes no Norte da África conhecidos como ergs, na Arábia Saudita, nas partes central e oeste da Austrália; e (II) Loess que é um sedimentos muito fino, homogéneos e friáveis, amarelados, constituídos de diversos minerais como quartzo, feldspato, anfibólio, mica, argila e carbonatos e fragmentos de rocha pouco alterados com uma espessuras médias de 30 m e é muito notável na Mongólia central, China, Europa e EUA. Um dos principais mecanismos de erosão acima referenciada é a deflação ou ablação.