As bases cartográficas, são as seguintes: mapas, cartas e croloquis.

Em poucas palavras podemos definir a cartografia como sendo “ comunicação e analise”.  Cartografia como comunicação concentra mais na carta existente: como foi feita e como pode ser lida e interpretada. Não é a única forma de comunicação. É a forma especializada que dá ênfase ao visual (existem também outras formas de comunicação visual, tais como através de fotografia, diagramas e gráficos, filmes ou mesmo gesticulação com as mãos tal como na linguagem de sinais usadas por pessoas mudas.

Certamente alguns cartógrafos não concordam com uma definição tão enfatizada de que cartografia seja somente comunicação. Provavelmente se o cartógrafo for um desenhista muito bem treinado, ele vai dizer que cartografia também é desenho. Mas, então, ela é simultaneamente topografia, fotogrametria, psicologia etc. Porem estamos ainda dando ênfase à comunicação, porque todos estes itens são apenas os componentes que contribuem para a comunicabilidade da cartografia.

Mapas

A palavra mapa teve origem na idade média, quando era empregada exclusivamente para designar as representações terrestres. Depois do século XIV os mapas marítimos passaram a serem designados cartas, por exemplo, as chamadas “cartas de marear” dos Portugueses.

Posteriormente o uso da palavra carta generalizou se e passou a designar não só as cartas marítimas, mas também, uma serie de outras modalidades de representação da superfície da terra, causado uma certa confusão.

A definição simples de mapa é a representação dos aspectos geográficos – naturais ou artificias da terra destinadas afins culturais ilustrativos ou científicos. Mapa é a representação gráfica em geral uma superfície plana e numa determinada escala, com a representação de acidentes físicos e culturais da superfície terrestre, ou de um planeta ou satélite. As posições dos acidentes, geralmente, com um sistema de coordenadas servem igualmente para dominar parte ou toda a superfície da esfera celeste.

O mapa, pode ou não ter carácter científico especializado e é frequentemente, construído em escala pequena, cobrindo um território mais ou menos extenso.

As características que distingue mapas de outras representações como gráficos de desenhos aguarelas e fotografias não são evidentes nos sinónimos comuns: Planeta, gráfico e diagrama.

Mapas (cartas)

Existem muitas classificações e subdivisões dos produtos cartográficos, sejam eles cartas ou mapas. Uma delas é a que os divide em especiais e sistemáticos. Os especiais são mapas avulsos ou de uma pequena série, como os de um atlas, e geralmente, de escalas pequenas. Os sistemáticos são os que, de forma séria e organizada, cobrem um país ou uma região através de dezenas de cartas produzidas. Os mapas especiais (como os pontilhados, os coropleticos, ou os com círculos proporcionais).

Características de um mapa

Cada mapa é formado por muitas partes diferentes e contém diferentes características, dependendo da sua aplicação. Porém, para podermos entender um mapa, é necessário que o mesmo tenha: um título, uma chave, uma escala, o rumo da bússola. ( Atlas).

Sistema de orientação cartográfica.

Funções das coordenadas Geográficas.

As coordenadas geográficas são de extrema importância para Geografia, pois a partir delas é possível localizar qualquer ponto na superfície terrestre.

Devemos tomar um cuidado para não confundir os conceitos de linhas imaginárias e coordenadas geográficas. As linhas imaginárias são representadas pelos paralelos meridianos.

As coordenadas geográficas são representadas pelas latitudes longitudes.

Latitudes – distância em graus da linha do equador a qualquer ponto da superfície terrestre.

Longitudes – distância em graus do meridiano de Greenwich a qualquer ponto da superfície terrestre.

Unindo os quatro conceitos, vamos sempre relacionar Paralelos com Latitudes e Meridianos com Longitudes, ou seja, todo Paralelo tem sua coordenada que é a Latitude, e todo Meridiano também possui sua coordenada que é a Longitude.

Existem vários sistemas de coordenadas que permitem a localizacao precisa de um ponto qualquer na superfície terrestre. Dentre eles o mais usual é o das Coordenadas Geográficas (latitude e longitude).

Esse sistema de coordenas é artificial; portanto, ele foi organizado para atender `as necessidades do homem.

As suas bases utilizadas são a geometria esférica e o eixo de rotação da Terra. Os pólos são definidos como pontos de intersecção entre o eixo de rotação da Terra e a superfície da esfera.

Portanto, as medidas básicas das coordenadas são feitas através de observações astronómicas que estabelecem a latitude e a longitude.

As linhas de latitudes são os paralelos. Cruzam leste a oeste;

As linhas de longitude correm de norte a sul, portanto, elas se encontram nos pólos. São mais afastadas entre si no equador.