Os “Tigres Asiáticos” é o grupo de países que surgiu durante a disputa comercial iniciada com o fim do comunismo e a abertura dos mercados de antigos países socialistas, e que na década de 80 apresentaram um alto crescimento económico e repentino baseado em certas tácticas de atracção de capital estrangeiro como exemplo a isenção de impostos e mão-de-obra barata. Este grupo é formado por: Coreia do Sul, Taiwan, Singapura e Hong Kong, e para facilitar as transacções comerciais e financeiras começaram a surgir diversos blocos económicos como este.

O termo “tigre” está relacionado com a forma agressiva e rápida que actuaram na economia. Os Tigres Asiáticos são símbolo da globalização, já que o desenvolvimento depois da Segunda Guerra Mundial foi intenso e contínuo.

Esses países chamados emergentes, por possuírem moderna economia e fontes variadas de matéria-prima e abundantes mão-de-obra, eficiente e barata, passaram então, a ser vistas como regiões especiais para a receber filiais estrangeiras: as transnacionais.

Mesmo apresentando altos índices de industrialização, a economia dessas nações é totalmente dependente de capitais e mercado externos. Além disso, o desenvolvimento industrial pouco alterou a qualidade de vida da maioria da população. Eles alcançaram o desenvolvimento com um modelo económico exportador; esses territórios e nações produzem todo tipo de produto para exportá-los a países industrializados.

Portanto, o aspecto que melhor define o modelo industrial usado pelos Tigres, é o IOE (Industrialização Orientada para Exportação), onde as indústrias internacionais e nacionais estabelecidas nestes países adoptam um modelo de parque industrial especialmente destinado para a exportação de seus produtos.

Os Tigres Asiáticos então, representam países que possuem em comum o rápido desenvolvimento, política de baixos impostos, investimentos em tecnologia e educação, incentivos às exportações, abertura para a entrada de capital estrangeiro, forte participação na economia de mercado, inserção na globalização e grande oferta de mão-de-obra barata e disciplinada.

 

Disponível em:

http://gestaoempresarial20141.blogspot.com/2014/05/a-importancia-dos-tigres-asiaticos.html