Conceito do vulcão

O vulcanismo é o conjunto de actividades de movimentação e liberação de materiais magmáticos do interior para a superfície da Terra. É, portanto, toda e qualquer actividade relacionada com a dinâmica dos vulcões e do material por eles liberto.

Vulcão é uma estrutura geológico criada quando o magma, gases e partículas quentes como cinzas vulcânicos escapam para a superfície. Eles injectam altas quantidades de poeira, gases e aerossóis na atmosfera, interferindo no clima. São frequentemente considerados causadores de poluição natural. Tipicamente os vulcões apresentam formato cónico e montanhoso.

Origem do vulcanismo

Os vulcões se originam de fracturas ou fissuras na crosta terrestre que permitem que o magma sob condições altíssimas de calor e pressão, chegue a superfície da terra, emitindo fumaça, cinza e lavas, os vulcões estão ligados as regiões de falhas geológicas nos encontros de placas tectónicas

Causas do vulcanismo

Os vulcões ocorrem porque, como já se referiu no teixo a cima, a crusta da terra está dividida de um mosaico de placas rígidas que flutuam sobre a astenosfera. Quando as placas colidem, uma placa desliza para baixo da outra, formando uma zona de subducção da placa que mergulha, ao atingir o manto, provoca afusão das rochas que a constitui originando o magma, que pode ascender e gerar uma erupção há superfície da terra vulcão.

A maioria dos vulcões terrestres tem origem nos limites destrutivos das placas tectónicas, onde a crosta oceânica é forçada a mergulhar por baixo da crosta continental, dado que esta é menos densa do que a oceânica. A fricção o calor causados pelas placas em movimento levado ao fundamento da crosta oceânica, e devido a baixa densidade de magma resultante este soba medida k o magma soube através zonas de fractura na crosta terrestre, pode eventualmente ser expelido em um ou mais vulcões. Um exemplo deste tipo de vulcão é o monte Santa Helena nos E.U.A., que se encontra na zona interior da margem entre a placa Juan de Fuça, do Norte-Americano.

Consequências

O Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinza vulcânica) escapam para a superfície terrestre. Eles ejectam altas quantidades de poeira, gases e aerossóis na atmosfera, interferindo no clima. São frequentemente considerados causadores de poluição natural.

Estas placas movem se ora separando se placas divergentes, oram colados uma com as outras placas convergentes. Quando entra em erupção, causa muitos estragos matando pessoas e destruindo cidades, prédios e outras coisas.

Distribuição geográficas das regiões vulcânicas

Actividade vulcânica coincide com zonas de fronteiras entre placas e o tipo de actividade tectónica dependem do contexto tectónico. A grande maioria dos vulcões activos 82% encontra se junto a convergência de placas. Cerca de 12% dos vulcões surgem em zonas de divergências de placas. Poucos vulcões (6%) encontrem se no interior das placas precisamente em zonas quentes, ora em placas continentais, ora oceânicas.

O vulcanismo associado as margens divergentes das placas e aos pontos quentes e do tipo efusivo, derrame de lavas basálticas. O vulcanismo que ocorre em fronteiras convergentes e explosivo, com lavas mas acidas e viscosas. As seis maiores placas tectônicas são: Americana, do Pacífico, Antártica, Indo-Australiana, Euro-Asiática e Africana. Existem placas menores, como a de Nazca, a do Caribe, a de Cocos, a da Grécia, a Arábica, a da Anatólia, a Iraniana, a das Filipinas e outras.

 

Referências bibliográficas

BARELLA, J. E. Tragedia no alto Himalaia. São Paulo: Abril, 2005;CARVALHO, I. G. Fundamentos da Geoquímica dos Processos Exógenos. Salvador: Bureau Gráfica e Editora, 1995;CALMON, A. Movimentos desastrosos. São Paulo: IBC- Instituto Brasileiro de Cultura,   2005;LEINZ, V. ; AMARAL, S. E. Geologia Geral. 11a ed. São Paulo: Nacional. 1989;LOCZY, L ; LADEIRA, E ( 1987). Geologia Estrutural e Introdução a Geotectônica. São  Paulo: Edgard Blucher. 1980;TEIXEIRA, W. Decifrando a Terra. Vulcanismo, Produtos e importância para a vida. São  Paulo. Universidade de São Paulo.