A vibração do solo, os movimentos do solo, provocados pelas ondas sísmicas, pode ser registada em aparelhos denominados sismógrafos, dando origem ao sismograma. Os sismógrafos registam o movimento de uma base indeformável, solidária com o solo.
1 Abertura de falhas
Uma falha é uma superfície num volume de rocha onde se observa deslocamento relativo dos blocos paralelo à fratura. A extensão da falha varia entre poucos centímetros e centenas de quilómetros. O plano de falha é a superfície da fratura onde se observa deslocamento relativo entre blocos, as dimensões podem variar de forma ampla.
2 Deslizamento de terra
Um deslizamento de terra é um fenómeno de ordem geológica e climatológica que inclui um largo espectro de movimentos do solo, tais como quedas de rochas, rotura de encostas em profundidade e fluxos superficiais de detritos.
3 Tsunamis
Quando o epicentro de um sismo se localiza no oceano, podem originar-se enormes vagas – maremotos ou tsunami que, atingindo a costa, varrem o litoral, provocando destruição.
4 Mudanças na rotação da terra
O deslocamento do eixo de rotação da terra é normal nos sismos, tal como sucedeu no forte de tremor de terra que atingiu o Japão e que deslocou esse eixo em dezassete centímetros.
Destruição de construções feitas pelo Homem
Uma das maiores consequências dos sismos é a destruição das construções.
5 Mortes e ferimentos
As mortes e ferimentos não são uma consequência directa dos sismos, são a consequência da destruição de construções, tsunamis e deslizamento de terras causados por eles.