Os factores que influenciam para a evolução da população mundial são: Factores Históricos Sociais (o passado histórico e as migrações); Factores Naturais (clima, relevo, solo e a vegetação) e Factores Humanos (agricultura, as indústrias, vias de Comunicação, Rios, Lagos e Recursos minerais).

Natalidade

É o número de nados vivos que se verifica numa determinada área e durante um ano. A taxa bruta de natalidade mede em termos relativos a contribuição dos nascimentos para o crescimento populacional. Torna-se, porém, evidente que é altamente influenciada pela distribuição etária e por sexos da população.

Taxa de fecundidade

É o número nascimentos vivos que ocorre, em média, por cada mil mulheres em idade fértil (com idades compreendidas entre os 15 e os 49 anos), numa dada área e num determinado período de tempo. (Idem)

Crescimento Natural – É a diferença a natalidade e a mortalidade.

Esperança média de vida

É o número de anos que, em média, cada indivíduo tem probabilidade de viver. A esperança média de vida tem vindo a aumentar a nível mundial, em consequência directa da diminuição da taxa de mortalidade.

Migração

Fluxo de genes de uma população para outra. Se os migrantes sobreviverem vão contribuir com os seus genes para enriquecer o fundo genético da população que os recebe. Caracteriza-se pela imigração número de pessoas que chegam ao país e emigração número de pessoas que saem do país. Por movimento ou saldo migratório designamos, precisamente, aquela parcela da variação populacional observada num dado período, que fica a dever-se exclusivamente às entradas e saídas de residentes. À semelhança do saldo natural, também o saldo migratório pode ser expresso como uma taxa de crescimento face à população residente, exprimindo portanto a contribuição líquida dos fluxos migratórios para o crescimento populacional.

N B: A população tem vindo sempre a aumentar; Uma excepção foi entre 1390 e 1400 com a peste Negra; O ritmo de crescimento foi lento até 1800 (regime demográfico primitivo); A partir de 1800, a população começou a crescer a um ritmo acelerado; Nos 100 anos que se seguiram a 1830, a população duplicou e passou para 2000 milhões (revolução demográfica); Nos trinta anos seguintes, isto é, de 1930 a 1960, a população teve um aumento de 5o% e situou-se em 3 mil milhões; Em 1980 a população atingiu 4400 milhões, e, no início do século XXI, os seres humanos são 7000 milhões (explosão demográfica). Regiões previstas para o maior e menor crescimento até 2050 são: Com maior crescimento: África central (+175%) e África oriental (+135%); Com menor crescimento: Europa oriental (-22%) e Rússia (- 22%).

Referencias

http://hidro.ufcg.edu.br/twiki/pub/CienciasdoAmbienteMonica/Monicaaulas/CRESCIMENTOPOPULACIONAL-2010.1.pdf;

https://www.instituto-camoes.pt/images/stories/tecnicas_comunicacao_em_portugues/Geografia/Geografia%20-%20Factores%20da%20Evolucao%20Demografica.pdf.