Incluindo a cidade de Maputo, província-capital, a República de Moçambique subdivide-se em 11 províncias.

Distritos de Moçambique por Província

Cabo Delgado é a província mais setentrional do país. Tem uma superfície calculada em 82.625 km2, que representam cerca de 10,3% da superfície total do país. A sua capital é a cidade portuária de Pemba. Os seus limites são: ao Norte a fronteira estatal separando-a da Tanzânia; a Oeste a província de Niassa; a Sul a província de Nampula e a Este o Oceano Índico.

Esta província possui 11 distritos e são Lago, Sanga, Mavago, Mecula, Murrupa, Majume, Lichiga, Mandimba, Maua, Mecanhelas e Cuamba.

Niassa, é em termos de superfície, a maior província moçambicana. A sua superfície de 129.056 km2 que inclui a parte nacional do Lago Niassa, representa cerca de 16,3% da superfície do país. A capital é a cidade de Lichinga que se situa no planalto do mesmo nome, na parte ocidental da província.

A fronteira estatal limita a província ao Norte, da Tanzânia e a Oeste do Malawi; a Este confina com Cabo Delgado e a sul, com a Província de Nampula.

Cabo delgado em termos de distritos supera o seu vizinho a oeste por uma provincia e são: Mueda, Palma, Mocimboa da praia, Macomia, meluco, Quisanga, Pemba, Ancuabe, Mecufe, Chiure, Montepuez e Namuno.

Nampula é a província costeira mais oriental do país, pois possui na ponta Janga o ponto mais deslocado em longitude Este. A sua superfície é de 81.606 km2 que representam cerca de 10,2% do total nacional. A capital provincial é a cidade de Nampula, situado no planalto do mesmo nome entre montes residuais. Tem a forma triangular sendo o limite Norte, Cabo Delgado e Niassa e a Sul a província da Zambézia. A Este o limite é realizado pelo oceano Índico.

O número de distritos que Nampula tem é: Malema, Ribaue, Mecuburi, Erati, Memba, Murrupula, Nampula, Muecate, Nacala, Mossuril, Ilha de Mocambique, Meconta, Mogincual, Mogovolas, Angoche e Moma. 16 Distritos.

Zambézia é, com uma superfície de 105.008 km2 uma das maiores províncias do país contribuindo com uma percentagem de cerca de 13,1% do total. A sua capital é a cidade portuária de Quelimane. O limite Norte separa-as da província de Nampula e Niassa; o rio Zambeze ao Sul estabelece o limite com o Malawi e numa pequena secção o limite com a província de Tete.

A Zambézia tem os seguintes distritos: Gurue, Alto Molocue, Gile, Pebane, Namaroi, Ile, Maganja da costa, Milange, Lugela, Morrumbala, Mocuba, Namacura, Mopeia, Quelimane e Chinde.

Tete é a província mais Ocidental do país. Possui uma superfície de 100.724 km2, ou seja, cerca de 12,6% da área total do país. A capital provincial é Tete, situada nas margens do rio Zambeze. Possui fronteiras estatais com o Malawi, a Zâmbia e o Zimbabwe a Este, Norte e Oeste respectivamente. A Este separa-se da Zambézia e o limite meridional é estabelecido com as províncias de Manica e de Sofala.

Fazem parte dos 10 distritos de Tete a saber: Zumbo, Maravia, Chiuta, Macanga, Angonia, Magoe, Cahora Bassa, Moatize, Changara e Mutarara.

Manica, ocupa no centro do país uma superfície de 61.661 km2, equivalente a cerca de 7,7% da superfície total do país.

A sua capital é a cidade de Chimoio, situada no planalto do mesmo nome. Confina a norte com a província de Tete e a Este com a província de Sofala. O limite Ocidental é feito através da fronteira estatal com o Zimbabwe. A Sul o rio Save separa-a das províncias de Inhambane e Gaza.

Guro, Tambara, Barue, Manica, Chimoio, Sussundenga e Mossurize são os 7 distritos de Manica.

Sofala é uma província costeira com uma superfície de 68.018 km2 que correspondem a cerca de 8,5% da área do país.

A sua capital e cidade portuária da beira, a segunda maior cidade de Moçambique. Ao norte o rio Zambeze separa-a das províncias de Tete e Zambézia; a oeste da província de Manica e a sul o rio Save estabelecer separação com a província de Inhambane.

Os 8 distritos que representam a Sofala sao: Chemba, Caia, Marromeu, Gorongosa, Cheringoma, Dondo, Buzi e Chibabava.

Inhambane é igualmente uma província costeira com uma área de 68.615 km2 que representam cerca de 8,6% da superfície total do país. A capital do provincial é a cidade portuária de Inhambane, situada na orla da baia do mesmo nome. Ao norte o rio Save delimita-a das províncias de Sofala e Manica e a Oeste o limite é a província de Gaza.

São os 14 distritos de Inhambane os seguintes: Govuro, Mabote, Inhasorro, Vilanulo, Funhalouro, Massinga, Morrumbene, Maxixe, Homoine, Panda, Jangamo, Zavala, Inhambane e Inharrime.

Gaza ocupa uma área de 75.709 km2, que corresponde a cerca de 9,5% da superfície total do país, a sua capital é a cidade de Xai-Xai, situada na margem esquerda do rio Limpopo.

Os seus limites são os seguintes: a Norte, a província de Manica através do rio Save, a Leste a província de Inhambane; a Sul a província de Maputo. A ocidente possui fronteiras estatais com o Zimbabwe e África do Sul.

Esta província possui os seguintes distritos: Chicualacuala, Guija, Massingir, Chibuto, Chowe, Xai Xai, Manjaaze e Bilene.

Maputo é a menor província do país, costeira e a mais meridional. Possui uma área de 25.756 km2. A sua capital é a cidade da Matola, situada a Oeste da cidade de Maputo. A norte confina com a província de Gaza; a Oeste faz fronteira com Suazilândia e África do Sul; a Sul novamente com África do Sul.

Esta penúltima província mais pequena tem 9 distritos: Magude, Xinavane, Manhica, Maracuene, Moamba, Namaacha, Boane, Matola e Matutuine.

A Cidade de Maputo, com estatuto de província, é a capital da República de Moçambique. É também a maior e mais importante cidade do país. Possui uma área estimada em 602 km2 e situa-se na margem Norte da baia do mesmo nome. E por fim esta província a mais pequena de todas províncias que inclui os distritos municipais.

 

Bibliografia

Atlas Geográfico de Moçambique. Universal. Imprensa Nacional,1997;

DOS MUCHANGOS, Aniceto. Moçambique, paisagens e regiões naturais. Maputo, Edição do Autor. 1999