Definição
O termo vulcanismo abrange todos os processos que causam e provocam a ascensão do magma até a superfície da Terra. Ele é muito importante na formação de arcos de ilhas e cadeias montanhosas e está associado à movimentação das placas tectônicas e suas características dependem do tipo de limite de placas. Os vulcões são formados por lavas e material piroclástico (cinzas, lápilis, escórias, bombas) e constituem feições morfológicas altamente susceptíveis à acção de agentes externos.
Eles se concentram nos limites de placas, principalmente ao longo das zonas de subducção.
Os locais onde ocorrem as principais concentrações de vulcões são: – Cinturão de fogo do Pacífico (limite convergente).
Zona Mediterrânea (limite convergente) – Dorsal meso – oceânicas (limite divergente) ;
Zona das grandes fraturas da África oriental e central As rochas vulcânicas representam mais de 70% das rochas da superfície da Terra. Os tipos de erupção vulcânica estão associados à composição do magma.
Magmas ácidos ou intermediários, que são mais viscosos e ricos em voláteis, provocam erupções explosivas. Magmas básicos, por serem mais fluidos e com poucos voláteis, dão origem a erupções calmas e derrames.
Erupção vulcânica e vulcão de tipo Havaiano, a lava é muito fluída formando extensas escoadas lávicas. Os cones vulcânicos são largos e baixos ou por vezes até são inexistentes. A actividade vulcânica é de tipo efusivo. Exemplo: Ilhas do Hawai – (vulcões – Mauna Loa e Kilawea)
Erupção vulcânica e vulcão de tipo Estromboliano – Neste tipo de erupção ocorrem explosões violentas seguidas de derramamento de lava formando escoadas extensas de lava. Os cones vulcânicos são de tamanho intermédio (nem muito altos nem muito baixos, nem muito largos nem muito estreitos).
A actividade vulcânica é de tipo misto. Exemplo: Sicília – (Vulcão -Stromboli).
Erupção vulcânica e vulcão de tipo Peleano – A lava é muito viscosa, solidificando ainda dentro da chaminé e dando origem a verdadeiras agulhas de lava solidificada que tapam a cratera originando explosões muito violentas. Neste tipo de erupção não há derramamento de lava.
Os cones vulcânicos são muito altos e estreitos. A actividade vulcânica é de tipo explosivo. Exemplo: Martinica – (Vulcão – Montanha Pelada)
Os principais tipos de vulcões são: Escudo – vulcão – edifício vulcânico maciço e largo, de encostas suaves produzidos por sucessivas corridas de lavas fluidas e com estrutura em forma de escudo.
Exemplos: Mauna Loa e Mauna Kea, no Hawaí. Estrato-vulcão ou cones compostos – edifício vulcânico com encostas íngremes produzido por lavas mais viscosas. Mais comum que o escudo – vulcão. É formado por uma alternância de camadas produzida por erupção de lavas (duras) e material piroclástico (tenras) ou fragmentos que edificam um morro cônico e escarpado, encimado por uma cratera. Exemplos:
Etna (Itália), Santa Helena (Estados Unidos), Fujiyama (Japão). Cone de detritos e de cinzas – edifício vulcânico baixo e de pequenas dimensões, com uma cratera no topo e paredes inclinadas. Composto quase que exclusivamente por cinzas vulcânicas, são constituídos por erupções dos tipos vulcaniana e estromboliana.
Domo vulcânico – formado por um magma muito viscoso, o edifício vulcânico tem a forma de um domo. Corresponde a erupções do tipo pliniano e dão relevos mais abruptos, de pico convexo e vertentes quase verticais até a base. Relevo vulcânico Os relevos vulcânicos estão directamente relacionados com os tipos de vulcões e são bem variados devido a estes diferentes tipos e à erosão diferencial.
Algumas rochas vulcânicas, por serem muito coerentes, são mais resistentes à erosão, enquanto que outras, muito fracturadas, são menos resistentes e se desagregam mais facilmente.
Referencias
https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/918/Fernanda%20e%20Karen-TIPOS%20DE%20VULC%C3%95ES.pdf?sequence=1&isAllowed=y;
https://www.ensinobasico.com/attachments/article/138/Vulcanismo%207%C2%BA%20ano. df;
http://www.tiberiogeo.com.br/texto/ProcessosGeologicosUva.pdf;
http://www.geopor.pt/gne/prog/vulcan.pdf