Classificação das misturas

A classificação das misturas baseia-se na observação visual, sendo por isso classificadas em função do número de fases. Assim, as misturas em função do número de fases podem ser:

  • Misturas homogéneas são aquelas em que não é possível distinguir os seus componentes.
  • Misturas heterogéneas são aquelas em que é possível distinguir os seus componentes.

As misturas homogéneas apresentam a mesma composição em toda a sua extensão por isso não é possível distinguir os seus componentes. Portanto, as misturas homogéneas são monofásicas, ou seja, apresentam uma única fase apenasÉ comum designarmos também as misturas homogéneas de soluções.

Exemplos:

Água mineral  → mistura homogénea;

Água + sal  → mistura homogénea;

Álcool hidratado → mistura homogénea;

Água da torneira → mistura homogénea;

Ar atmosférico → mistura homogénea;

Um facto interessante é que os gases dissolvem-se muito bem por isso toda a mistura de mistura de gases é sempre uma mistura homogénea.

Por outro lado as misturas heterogéneas não apresentam a mesma composição em toda a sua extensão por isso é possível distinguir os seus componentes. Portanto, as misturas heterogéneassão polifásicas, ou seja,apresentam mais de uma fase.

Exemplos:

Água + óleo → mistura heterogénea;

Limalhas de ferro e enxofre → mistura heterogénea;

Granito → mistura heterogénea;

Sangue → mistura heterogénea;

Leite → mistura heterogénea;

Por incrível que pareça o sangue e o leite por exemplo não são misturas homogéneas apesar de aparentemente ao olho nú apresentarem aspecto uniforme pois quando usamos um microscópio é possível  observar mais de uma fase.