Como se sabe, a Sismologia é um método indireto que se utiliza para o estudo dos sismo e também para o conhecimento do interior da terra inacessível. Através da análise da velocidade de propagação das ondas sísmicas, verifica-se que a velocidade média das ondas L é aproximadamente constante, enquanto a velocidadedas ondas P e S aumenta coma distância ao epicentro. Isto acontece, pois estas ondas, ao se descolarem em profundidade, vão encontrar materiais constituintes da terra com propriedade físicas (rigidez, densidade etc) diferentes, que condicionam o modo de propagação das ondas.

Se a composição da terra e as propriedades dos materiais que a constituem fossem idênticos em qualquer ponto do globo terrestre, a velocidade das ondas sísmicas deveria ser constante em qualquer direção.

Como isto não acontece, o modelo de uma terrahomogênea não pode existir. Assim, admite-se que a constituição e as propriedades físicas dos materiais terrestres variam com a profundidade, condicionando a velocidade das ondas sísmicas P e S.

As ondas sísmicas, no seu percurso através da terra, podem experimentar desvios de direção ou variações na velocidade que são condicionados por mudanças na constituição ou nas características dos materiais aí existentes.

O estudo do comportamento das ondas sísmicas constitui uma indireta à formulação dos modelos sobre a natureza e estrutura interna da terra. O comportamento das ondas L é usado no estudo das camadas mais externas da terra, enquanto as ondas P E S permitem o conhecimento da zona mais profunda.

A Sismologia contribui ainda para fornecer informações diversas, como as relacionadas com os jazigos de petróleo (Informações econômicas) e com as falhas (informações geológicas) etc.