Conceituação

A Pedagogia Tradicional é uma das concepções contemporânea de educação, e por se tratar de uma das mais aplicadas concepção de educação ate os dias de hoje, esta foi escolhida para tratarmos um pouco a respeito dela. A Pedagogia Tradicional é conhecida por não possibilitar uma maior interação entre o professor e o aluno, por isso ela é tão criticada, pois não permite que o aluno busque um maior entendimento dos assuntos, já que ele é tratado passivamente como mero ouvinte, que precisa apenas decorar o conteúdo.

Segundo NOT (1988), tradicional é uma palavra latina que significa passar, entregar, transmitir para outros, os valores e os costumes. Aplicada a educação tem três (3) conceitos, o processo que é a transmissão do conhecimento, a origem que é a o recurso a métodos que são antigos, e o conteúdo que é a utilização da obra do património cultural da sua tradição.

Objetivos

A presente pesquisa tem como objectivo compreender o conceito  de pedagogia tradicional e dar a conhecer a nossa turma e aos demais colegas.

Historial

No inicio do século IX surgem os sistemas nacionais de ensino e se embasavam no que dizia que a educação é direito de todos e dever do estado, nisto a educação é visada diretamente no orientador e com sabe em fazer os indivíduos venceram a barreira da ignorância, ou seja, a questão era fazer com os esses indivíduos pensassem por si só, como diz Saviani, “o objetivo é transformar os súditos em cidadãos”, fazer com eles se libertem dessas grilhetas através do esclarecimento e do esforço próprio, fato este que só poderia ser feito pela escola já que alienação era muito grande em vários sentidos.

Então o papel da escola tradicional é justamente fazer com que o aluno cresça pelo próprio mérito a partir do professor que repassa a eles todo o conhecimento obtido pela humanidade, de uma forma extremamente mecânica, fria e crua, e de uma forma generalizadora na qual as particularidades são eram respeitadas, alunos sempre seriam alunos independente das especificidades, e o professor seria o dono do saber e do conhecimento, deixando assim vigente a posição do professor como sujeito ativo, e o aluno como sujeito passivo, sujeito este que deveria apenas receber o conhecimento e por si só desenvolver suas características sociais, políticas e humanas em geral de uma forma que os menos capazes ficariam para trás nessa escala de desenvolvimento.

O caminho cultural em direção ao saber é o mesmo para todos os alunos, desde que se esforcem. Assim, os menos capazes devem lutar para superar as dificuldades e conquistar um lugar junto aos mais capazes. Caso não consigam, devem procurar um ensina mais profissionalizante.” (GÔNGORA. 1985, p. 23).

Com isso podemos notar que a educação vinha direta de um professor que não se preocupava com aluno e sim com o conhecimento repassado, os alunos menos capazes, deveriam procurar um curso que seria mais profissionalizante, ou seja, um curso de puro ensino sem desenvolvimento humano. Vemos então que o professor é o centro do processo educativo e sendo o responsável pela transmissão dos conteúdos ele deve ser muito bem preparado e desta forma é visto como um “Mestre todo poderoso”, o doutor de toda a sapiência e incontestável.

A questão entre a dicotomia da educação atual e a tradicional não é de atraso e progresso, pois a educação de hoje em dia passa por problemas sérios, isso se da por uma falta de analise histórica nas correntes pedagógicas bem como a tradicional, já que é uma das primeiras, é necessário ser feito um comparativo e saber aproveitar cada fator necessário, cada corrente teve seus fatores positivos e negativos, tanto que a corrente que vinha a substituir a outra era fundamentada principalmente na falha da anterior, as pedagogias apareciam em contrapartida a de antes, com o objetivo de “tapar o buraco” que esta deixava, e assim sucessivamente até que se entraria num circulo vicioso, sempre haveriam defeitos e sempre uma viria a cobrir certa falha e apresentar outra, então a questão seria uma analise nas pedagogias e uma contextualização que abrangesse os fatores sociais em geral, principalmente políticos, econômicos e culturais, já que esses são a base de toda uma sociedade.

Características

  • Um caracter própria e forma de ensinar, elaborado pela população;
  • A instrução é para todos e não tem nenhuma discipina ou um caracter de disciplinas;
  • É dada em todos os lugares como na família e no contesto público;
  • Não tem horiários ou dias específicos;
  • A responsabilidade dos papeis sexuais futuros é de toda comunidade;
  • É funcional na relação do indivíduo e a sua comunidade;
  • É feita por via da experiência dos adultos aos mais novos;
  • Tem uma interação com indivíduo na cultura e no grupo;
  • É um processo em constante movimento que começa da infânica até a velhice.

Aplicabilidade a realidade angolana

Está claro que primeiro é na família e posteriormente na escola onde se adquirem, desenvolvem e se fortalecem os vínculos sociais, entendidos fundamentais para o processo de emancipação, de autonomia, promoção de direitos de cidadania, bem como na formação da personalidade do sujeito.

É de realçar que o aprimoramento e fortalecimento deste vínculo tornam-se de suma importância para o aperfeiçoamento das políticas iniciais da educação e no desenvolvimento da cidadania, que por sua vez, desempenha um valioso papel no processo de transformação dos indivíduos e da sociedade no geral.

Para a realidade angolana e de acordo com a legislação em vigor, a família configura o núcleo da sociedade. Isto quer dizer que a família constitui o ponto de partida e chegada de toda a sociedade. Ela pode ser tomada como sendo o sustentáculo da sociedade porque sem a procriação que se efectua no seio familiar, não se pode construir uma sociedade.

Outros valores assumidos como morais, culturais, resumidos no amor ao trabalho, o respeito ao próximo, o amor à Pátria, têm o seu início formativo no seio da família, sendo esta, responsável pela sua educação, desenvolvimento e consolidação.

Não podemos negar que a pedagogia tradicional esta sempre presente na prática pedagógica angolana, tendo em conta os ensinamentos sobre os constumes, a cultura, e os habitos de uma determinada província ou localidade, sem esquecendo que a família é a primeira fazedora deste acto.

Segundo SAVIANI (1991), afirma que o método é o mais utilizado tanto nas escolas de contesto público como nas escolas de constesto privado ou particular. E o mais utilizado mesmo nas escolas mais acentuadas do mundo, como as Inglesas e Suícas, é o método mais desejado pelas sociedades, e assim podemos dizer que não deixa de ser aplicada na nossa realidade.

Conclusão

A Pedagogia Tradicional é de facto muito discutida, por ela ser adotada ate hoje em dia nas escolas e também por ser polemica, já que ela assume um papel bem definido onde o professor é autoridade máxima, responsável em ter conhecimento e de transmitir este conhecimentos aos alunos que devem assumir um papel apenas de escutar e memorizar, e onde não há nenhuma participação no sentido aluno-professor.

Há também aqueles que dizem que a Pedagogia Tradicional se fosse realmente aplicada em sua essência sem distorções, ainda é a melhor forma de ação, e realmente se esta concepção fosse aplicada de forma correta onde os conteúdos fossem aplicados conforme o aprendizado do aluno seria sim uma ferramenta de suma importância, por isso estudaremos o que realmente é a Pedagogia Tradicional.

Mesmo com a pedagogia tradicional tendo varias falhas e defeitos, não há como não dizer que não há pontos positivos nela, fato este que faz com que perdure até hoje algumas marcas dessa educação.

Bibliografia

GENTIL, Pablo; Pedagogia da Exclusão. Criticas a Educação. Petrópolis, Vozes, 1999.

LIBÂNEO, José C.; Democratização da Escola Publica a Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos. São Paulo, Loiola, 15ª edição, 1985.

SAVIANI (1991).

(GÔNGORA. 1985, p. 23).