O que é computador?

Não há uma forma única de responder a esta pergunta, visto que os computadores estão cada vez menores e mais omnipresentes nos mais diversos ambientes e com as mais distintas finalidades. Quando falamos em computador, podemos estar nos referindo ao computador de bordo de um veículo, a um dispositivo de mão (como uma agenda electrónica), a um notebook, a uma máquina que controla a temperatura de uma caldeira em uma indústria ou até mesmo a um supercomputador, com milhares de processadores, destinado a processar dados de pesquisas espaciais.

Dada esta diversidade, vamos definir o computador como uma máquina capaz de realizar uma grande gama de tarefas, com alta velocidade e precisão, desde que receba as instruções adequadas de um programa, (software).vide figuras abaixo.

O computador manipula e processa as informações, sendo suas operações controladas pelos programas que são instalados na sua memória (softwares). Então, o computador é compreendido como um sistema que lê, regista e processa informações, guardando os resultados desse processamento numa memória, acessível por meio de dispositivos de entrada e saída.

Diferentemente de um refrigerador ou de um forno de micro-ondas, que possuem um propósito bem definido, um computador pode ser utilizado para uma grande variedade de tarefas (digitar um texto, navegar na Internet, ouvir música, ver filmes, acompanhar investimentos, projectar edificações, publicar notícias, etc), de acordo com os programas que são colocados em execução.

Características do Computador

O computador é um sistema de tratamento, armazenamento e transmissão de dados composto fundamentalmente por três partes fundamentais: hardware, software e peopleware.

  1. Hardware

Parte física do sistema informatizado, formada por um conjunto de componentes eléctricos, electrónicos, electromecânicos (placas e demais dispositivos periféricos). Corresponde a parte física do computador, ou seja, a parte tangível.

Dispositivos de Entrada.

As operações de entrada são realizadas através dos periféricos de entrada e consistem na aceitação dos dados para processamento. Como exemplo, temos a entrada de texto pelo teclado, de comandos pelo mouse e de som pelo microfone.

Processamento

Consiste na execução de operações sobre os dados recebidos. Esta tarefa é realizada pelo processador, também conhecido como Unidade Central de Processamento (Central Processing Unit – CPU). O processador executa as instruções contidas nos programas e controla o acesso aos dados na memória.

Unidade central de processamento (CPU ou Ship) é o responsável pelo processamento e execução dos programas armazenados na MC. Constitui a parte operacional mais importante do computador, (Ship).A CPU apresenta duas partes: a UAL – unidade aritmética e lógica com a função de execução efectiva das instruções; a UC – unidade de controlo, tem como função a busca, interpretação, e controlo das instruções.

Memorias

Na informática, memória representa todos os dispositivos que podem armazenar informações, temporária ou permanentemente. Ou seja, são os componentes internos que armazenam informações (memória RAM, disco rígido, pendrive, cartão de memória, etc). A unidade básica de memória é o dígito binário (os famosos 0 e 1, que são os dados manipulados por todo o computador).

Memoria principal ou primaria

Memória principal são memórias que o processador precisa acessar para executar os dados; em muitos casos sem essas memórias o processador pode simplesmente não funcionar. Elas armazenam os dados apenas temporariamente, ou seja, quando o computador fica sem energia da bateria ou é reiniciado, perde-se as informações. Elas são acessadas diretamente pelo processador, sem passar por outro lugar. Possuem alta velocidade e desempenho. Alguns exemplos de memória principal sãomemórias RAM e memórias Cache.

Dentro da memória principal temos alguns subtipos de memória: Memórias voláteis e memórias não-voláteis. 

Memórias voláteis: Precisa de energia para armazenar dados. Ou seja, os dados são perdidos quando o computador é desligado. Exemplos: RAM e Cache

Memórias não-volátil: guardam informações mesmo com o computador desligado (ou seja, nessa categoria enquadram-se também as memórias secundárias). Das memórias principais não voláteis destacam-se as memórias ROM (traduzidas, memórias de acesso somente de leitura). Essas memórias geralmente são usadas em um computador para gravar a BIOS [Basic Input/Output System ou seja, Sistema Básico de Entrada/Saída), uma espécie de chip que funciona com um micro-programa para controlar todos os dispositivos de um computador. Ele se inicia quando é ligado o computador, aquela famosa tela preta que aparece quando apertamos o botão de ligar do computador).

Memorias secundarias ou memoria de massa

São memorias usadas para gravar informações por um longo período de tempo. Estas memorias não são voláteis, ou seja, o seu conteúdo não se perde com o corte de energia no computador. Exemplos: disco rígido, pen-drive, disco externo, cds, DVDs, disquete, entre outras.

Dispositivo de Armazenamento/saída

Os dispositivos de armazenamento são periféricos que guardam a informação apôs o processamento, são eles: disco duro, disco duro externo, pen-drive, disket, cartão de memoria, etc.

Dispositivos de saída.

As operações de saída são realizadas através dos periféricos de saída, os quais transformamos resultados do processamento que estão na memória para um formato compreensível ouacessível pelos usuários. Podemos citar a saída pelo monitor, que mostra os resultados dasoperações de processamento na tela, pelos alto-falantes, que permitem ouvir os resultados doprocessamento de som e a impressora, que gera a saída em papel.

Outras Características do Hardware

Unidade central do sistema

E a parte do PC onde se encontram os elementos fundamentais do sistema computacional, tais como o processador, a memoria central, a fonte de alimentação eléctrica, (Case).

No interior da unidade central do sistema encontra-se a chamada placa-mãe (onde estão impressos os circuitos, a Bios (sistema operativo de base) slots de expansão e outros elementos controladores de dispositivos como monitor, teclado e disco duro.

Na parte externa da unidade do sistema encontram-se uma serie de botões, drivers e conectores que funcionam como parte de contacto entre o exterior e o interior do computador.

Unidade central do sistema.

2. Software

Conjunto de instruções que comandam o funcionamento do hardware, também chamado simplesmente de “programa”. É o software que transforma o hardware em um algo útil para nós, usuários. O software é dito um elemento lógico, pois éalgo intangível, que só existe na memória do computador. Isto é, não possuiexistência física. Ex: Sistema Operativo, Office, sistemas de gestão bancária, etc.

Os softwares dividem-se em: software básico, software aplicativo e aplicativos de uso específicos.

Software básico

Como o próprio nome diz, o software básico é essencial para o funcionamento do computador.

Seu principal representante é o Sistema Operacional. O sistema operacional é um programa ou conjunto de programas que gerência todos os recursos do computador, além de realizar a interface com o usuário. Como exemplo, temos o Windows, as várias distribuições Linux (Ubuntu, Fedora, Slackware, SuSe, Debian, etc), o Mac OS, o FreeBSD e até mesmo os sistemas operacionais para dispositivos móveis, como o Android e o Symbian.

Software aplicativo

São as programas criados para auxiliar o usuário a realizar suas tarefas. Diferentemente do sistema operacional, que é voltado para o gerenciamento dos recursos da máquina, os aplicativos são voltados às necessidades dos usuários. Subdividem-se em: Software aplicativo de uso geral e de uso especifico.

O software de uso geral, são programas desenvolvidos para tarefas comuns, de rotina. Como exemplo, podemos citar: Word, excell, powerpoint, navegadores como internet Explorer, Google-chrome, Firefox, opera mini, antivírus, etc.

Software de uso especifico

São construídos para automatizar tarefas em situações mais específicas. Muitas vezes são desenvolvidos sob encomenda para uma empresa ou instituição, envolvendo o trabalho de analistas de sistemas e programadores. Veja alguns exemplos:

  • Administrativos: facturamento, contas a pagar, folha de pagamento, controle de stock, controle da produção, contabilidade, controle de projectos;
  • Técnico-científicos: problemas de engenharia, CAD, simulação matemática, medicina, pesquisa operacional, desenvolvimento de projectos, biologia, genética, astronomia, geologia;
  • Automação Industrial: controle de processos, telemetria, controle de fabricação, CAM;
  • Automação Comercial: reserva de passagens, bancos, pontos de venda;
  • Educacional: assistência à instrução, ensino auxiliado pelo computador, educação à
  • distância;
  • Lazer: jogos, música, desenho e pintura, cinema, etc;

Peopleware:

São as pessoas envolvidas no desenvolvimento e utilização de sistemas informáticos, desde os operadores, analistas de sistemas, programadores, engenheiros informáticos, técnicos de manutenção, administradores de redes, ate o simples usuário.

Sob a direcção e controle dos programas, os computadores, independentemente do tamanho e do serviço executado, executam quatro operações básicas: entrada, processamento, saída e armazenamento de dados, através dos seguintes dispositivos.