Introdução

Desde a época primitiva o homem tenta de algum modo comunicar-se ou transmitir informações sobre sua existência para gerações futuras, através de hieróglifos gravados em tabuas de pedras e mapas de batalhas. Para tanto, o homem conhece o valor das ferramentas auxiliares para facilitar o seu trabalho físico e mental. Como por exemplo, temos a carroça que se tornou um meio de vencer as longas distancias; o telescópio que é o prolongamento da visão, o telefone que é extensão da nossa voz e tantos outros.

Conforme a civilização evolui, o homem continua a procurar novos meios para facilitar a sua vida e, dessa forma dominar as forcas da natureza.

Trocando o animal pelo motor, chegou ao automóvel, ao transporte aéreo e a outros avanços muito mais sofisticados. Após muitas pesquisas chegou ao computador eletrônico e consequentemente as tecnologias de informação. Portanto, nesta cadeira pretendemos introduzir o conhecimento e uso desta ferramenta que tanto modernizou a aquisição de informação atualmente.

Para iniciarmos nossa reflexão nesta matéria, começamos por compreender os conceitos-chave em volta, tais como: computador, informática, técnica, tecnologia, informação, dados, processamento, armazenamento, etc.

Tecnologia

O conceito tecnologia aplica-se a tudo aquilo que, não existindo na natureza, o ser humano inventa para expandir os seus poderes, tornar o seu trabalho mais fácil e fazer a sua vida mais agradável.

Etimologicamente, o termo tecnologia deriva dos termos gregos estruturado techne +logia, onde techne deriva a palavra técnica e significa saber fazer ou aptidão especial para realizar algo na pratica.

Logia que significa conhecimento organizado ou que deu origem a terminação de muitas disciplinas cientificas.

Em suma, unindo estas duas palavras podemos concluir que tecnologia é um conhecimento voltado para a prática. É um saber fazer.

Técnica

É conjunto de meios e processos de que dispomos (habilidades para executar uma certa atividade) para atuar sobre a realidade que nos cerca. As tecnologias (produto) são conhecimentos adquirido a partir da aplicação de um conjunto de técnicas.

A tecnologia (produto), diferentemente da técnica, tem uma perspectiva científica, rigorosa e analítica. O seu processo de decisão é consciente, prospectivo e tende a produzir inovação. A técnica por sua vez tem uma perspectiva imediatista estreitamente ligada a um meio de produção, e sobrevivência. O seu processo de decisão é inconsciente e produz repetição.