Etnofilosofia

Traia-se do “grito, de africanos e africanistas pelo reconhecimento do negro como homem. Estes produziram obras em defesa do homem negro uma das formas de realizar essa defesa é através da etnofilosofia. Os etnofilosófos são assim denominados por terem feito estudos sobre etnias africanas.

Eles defendem que toda a filosofia é uma Filosofia cultural, isto porque ninguém faz filosofia sem se basear numa cultura. Para Anyanew a missão do filósofo africano é compreender e explicar os princípios sobre os quais se baseia cada uma das culturas africanas.

Todavia, as suas pesquisas, se apelidaram de Filosofia africana, foram alvos de severas criticas, principalmente pelas seguintes razões:

As abordagens feitas por tais intelectuais descreviam’ na sua maioria Práticas habituais dos africanos, afirmando-se como Filosofia africana;

Estes estudos, quando eram feitos por africanistas não africanos’ denegriam o africano, diziam alguns estudiosos não africanos que o africano tinha uma lógica menor;

Uma simples catalogação de mitos, crenças c provérbios considerava-se Filosofia africana.

Os Filósofos europeus, por estas e outras razões, opuseram se aos críticos africanos que apoiavam a existência de uma filosofia africana.