Ainda que o conceito de pessoa possa ser encarda de deferentes maneiras e perspectivas filosóficas, é possível apresentar uma análise partindo das características fundamentais da pessoa.

Singularidade

A pessoa é um ser único e irrepetível, que se reconhece e é reconhecida pelas outras pessoas como aquela pessoa. A singularidade da pessoa da nos entender o carácter único da pessoa, isto é, diferente das simples demais. Esta diferença é representada pelas características físicas-mentais, psicológicas e morais, que lhe confere o sentido de unidade e identidade.

Interioridade

Em cada ser humano há um espaço de reserva e de intimidade e inviolável, é a consciência moral.

Autonomia

Enquanto pessoa, o ser humano é um centro de decisão e acção, tem em se o princípio e causa do seu agir, ou seja, a pessoa é capaz de auto-governar-se e auto-determinar-se, isto implica liberdade. Na perspectiva do Kant, a pessoa é autónoma na medida em que é capaz de dar a se memo leis morais e afirmar-se um ser independente.

Projecto

A pessoa não é um produto acabado, mais sim um processo dinâmico, tendo em vista a própria religião, é neste sentido que se diz, a pessoa é um projecto sendo incompleto e infinito, o sujeito está sempre em construção.

Valor

A pessoa não se confunde com as coisas, nem tem preço, cada pessoa é dotada de dignidade e tem valor em se mesmo, ele é um valor absoluto e como tal, não pode ser usado como meio ao serviço de um fim.

Somatecidade

A pessoa é antes de mais um ser com características físicas e mentais, mas ao mesmo tempo não se resume só no corpo nem á mente, a somatecidade resulta da união do corpo, das emoções, sentimentos, paixão e da mente.