
É originário da América do sul, mas actualmente é cultivado em todos os países do mundo onde as condições climáticas permitem. Os seus frutos são aproveitados em diversos tipos de pratos, porém, o seu consumo é extremamente baixo devido ao volume insuficiente de produção, ao hábito da população e ao não conhecimento dos modos de aproveitamento desta hortícola. A rápida difusão e a grande importância do pimento deve se ao seu alto valor nutritivo, em especial a vitamina C e as vitaminas B1 e B2. É Também rico em sais minerais.
Preparação do solo e sementeira
O pimento requer um solo mediamente argiloso com uma lavoura profunda,30 a 40 cm. A sementeira é feita primeira em viveiros, num compasso de 15 a 18 cm entre linhas. A rega começa logo apos o transplante.
Morfologia do pimento
O pimento possui uma raiz principal curta e bastante ramificada, as raiz secundarias encontram se de 5 a 40 cm de profundidade. O caule e cilíndrico e as flores formam-se nas ramificações do caule. Elas não hermafroditas, isto e, possui a enterra e estigma (órgãos reprodutores das plantas) que facilitam a auto polinização e auto fecundada cão.
O fruto é uma baga composta por pericarpo, endocarpo e sementes. A cavidade interior está separada por divisões longitudinais.
Doenças
A antracnose, mancha concêntrica, seca da planta e míldio são as principais doenças que atacam o pimento cujo combate e a destruição das partes atacadas e queima, rotação das culturas e a pulverização por fungicidas.
Colheita e conservação
Colhe se 90 a 120 dias depois de transplante e armazenado a uma temperatura e humidade relativas, durante 40 dias aproximadamente.