Importância económica

A agricultura possui uma importância fundamental na geração de renda, empregos e principalmente na produção de alimentos. As actividades agricultura sempre desempenharam um papel fundamental no processo de desenvolvimento económico dos países, evidenciando no estreito vínculo socio-económico do sector rural com o sector  urbano, seja através do fornecimento de matérias-primas industriais e alimentos para as cidades Willian Petty (1623).

Economistas clássicos, como Willian Petty (1623-1687) e François Quesnay (1694-1774), referem que a importância da agricultura no processo de desenvolvimento económico, reveste-se, fundamentalmente na geração de renda, empregos e principalmente na produção de alimentos, assim como no abastecimento do comércio local e internacional. Dada a importância da agricultura, seja na ocupação de mão-de-obra rural, ou na produção de alimentos, é necessário aumentar ainda mais o investimento.

Desde os tempo remotos, a agropecuária desempenha um papel de grande importância no cenário das economias dos países, além disso, foi uma das primeiras actividades económicas a serem desenvolvidas. Outro ponto a ser destacado acerca da relevância que a agropecuária possui é quanto à ocupação dos territórios, que tem por exemplo a produção de cana-de-açúcar, do café e por fim, a pecuária, que conduzem o povoamento das zonas rurais ou interiores dos países produtores.

Importância social

Mais de 70% da população vive no meio rural e a produção agrária é a base económica dessas famílias;

A agricultura produz alimentos;

A agricultura e a pecuária permitem a existência de aglomerados humanos com muita maior densidade populacional que podem ser suportados pela caça e colecta. Houve uma transição gradual, na qual a economia da caca e colecta coexistiu com a economia agrícola. Algumas culturas eram deliberadamente plantadas e outros alimentos eram obtidos da natureza.

Importância política

O sector agrário contribui de forma importante para a riqueza nacional tendo variado na maior parte do tempo, entre os 20% e 30% do Pais;

A agricultura tem contribuído significativamente para as exportações