As doenças e as pragas são dois fenómenos que atacam as culturas de milho em Moçambique desde a sementeira ate a colheita, e continuam ate no armazenamento, seus efeitos dependem do tipo da praga e ou doença. Têm um grande contributo na insegurança alimentar, visto que alteram a qualidade do alimento, e ao mesmo tempo causam danos do alimento. São elas:

Chephalosporium maydis – é um fungo que entra na planta através das raízes quando o milho é muito jovem, destruindo integralmente a planta em 2 ou 3 dias. Os sintomas aparecerem em finais de Julho ou Agosto, dependendo da data de sementeira.

Cercosporiose – uma doença foliar do milho causada por um fungo e os sintomas caracterizam-se pela existência de manchas de cor cinzenta, normalmente retangulares, estando as lesões paralelas às nervuras.

Fusariose do colmo, este fungo provoca uma alteração repentina da tonalidade das folhas que passam a ter uma cor verde baço. Surge uma descoloração dos tecidos da medula e posteriormente o seu avermelhamento ou apresentando uma tonalidade rosada.

Broca-do-milho (Sesamia nonagrioides) a broca do milho pertence à classe dos insectos, à ordem dos lepidópteros e à família Noctuidae. Os ataques a plantas muito jovens, normalmente provocam a morte das folhas centrais. Os danos aprecem em manchas nas searas