Conceito de Pedagogia
A palavra Pedagogia vem do grego (pais, paidós=criança; agein=conduzir; logos=tratado, ciência) que significava conduzir a criança ao saber.
Portanto, na Antiga Grécia, eram chamados de Pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças que iam a escola, fazendo valer sua autoridade quando necessária, o que lhes conferiu o desenvolvimento de grande habilidade no tratamento das crianças.
Segundo Piletti (2004), Pedagogo é o especialista em assuntos educacionais e Pedagogia é o conjunto de conhecimentos sistemáticos relativos ao fenómeno educativo.
Daí que de acordo com Durkheim & Radice, citados por Piletti (2004), existem diversas definições de Pedagogia, a destacar:
- Pedagogia é a ciência da Educação;
- Pedagogia é a ciência e arte de educar;
- Pedagogia é a arte de educar;
- Pedagogia é a reflexão metódica sobre a Educação para esclarecer e orientar a prática educativa.
O Conceito moderno de Pedagogia, conforme Prof. C. Mattos citado por Piletti (2004), refere que ela é a filosofia, a ciência e a técnica da educação. Esse conceito é completo porque abrange todos os aspectos fundamentais da Pedagogia.
Objeto da Pedagogia
O Pedagogo não possui quanto ao seu objecto de estudo um conteúdo intrinsecamente próprio, mas um domínio próprio (a educação), e um enfoque próprio (o educacional), que lhe assegurara seu carácter científico. O objecto de estudo do Pedagogo compreende os processos formativos que actuam por meio da comunicação e intercâmbio da experiência humana acumulada. Estuda a Educação como prática humana e social naquilo que modifica os indivíduos e os grupos em seus estados físicos, mentais, espirituais e culturais.
Nesta ordem de ideia, o Objecto da Pedagogia é a prática educativa, ou seja, o fenómeno educativo.
Objetivo da Pedagogia
A Pedagogia assenta-se no desenvolvimento de serviços científico-técnicos que permitem a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do próprio processo pedagógico, do processo educacional e do processo educativo.
O Objectivo da Pedagogia é a reflexão, a crítica, a ordenação e a sistematização do processo educativo