A avaliação de uma forma geral é um instrumento no qual se verifica a evolução, rendimento e as mudanças do aluno.

A avaliação, através dos diferentes procedimentos e dispositivos que podem ser mobilizados, constitui­ se como principal instrumento de regulação do trabalho do professor e do trabalho do alunos.

A avaliação somativa é modalidade avaliativa pontual que ocorre no fim de um processo educacional (ano, semestre, bimestre, ciclo, curso, etc.), ou seja, pode ser chamada de avaliação das aprendizagens quando a determinação de grau de domínio de alguns objectivos pré estabelecidos propondo se a realizar um balanço somatório de uma ou varias sequências de um trabalho de formação.

A avaliação somativa é tida como avaliação final porque acontece no fim de um processo de educação de aprendizagem. Tem como função classificar os estudantes com forme os níveis de aplicação no fim de uma unidade, modulo, de uma disciplina, de um semestre, de um ano, de um curso. Esta avaliação baseia se nos conteúdos e procedimentos de medidas, como provas, teste objectivo, dissertações argumentativo. Ela colabora com todas formas de avaliação por se tratar de um tipo que dita os objectivos finais.

A avaliação somativa diferencia se das outras por ocorrer no final de processo, gera informações sobre qualidade do processo instrucional, o quanto os objectivos da aprendizagem foram alcançados. No ambiente escolar deve proporcionar reflexões sobe resultados obtidos em um direcionamento de acções administrativas e pedagógicas que visem a melhoria da educação tanto para uma rede de ensino quanto para uma escola.

Objetivos

Esta preocupada com os resultados das aprendizagens. Pretende fazer um balanço somatório de uma ou mais sequencia de trabalho de informação essa modalidade avaliativa sintetiza as aprendizagem dos alunos tendo por base critérios gerais.

Características

Capacidade de além de informar, situar e classificar o avaliado tendo a perspectiva de conclusão em evidência, pois acontece no final de um processo educacional.

Para que servem os resultados de avaliação somativa.

Fornecem informações sintetizadas que se destinam ao registo e a publicação do que parece ter sido assimilado pelos alunos, ou seja, seus resultados servem para verificar, classificar, situar, informar e certificar.

 

Referências bibliográficas:

W.w.w.portalavaliacao.caedufjf.net/pagina_ex.MORGADO, José. Qualidade na educação; Um desafio Para os Professores, editora presença, 1ª edição, Lisboa 2004.