Conceito de Planificação

Planificação de ensino e uma actividade que consiste em traduzir em termos mais concretos e operacionais o que o professo fara na sala de aula, para conduzir os alunos a alcançar objectivos propostos.

Etapas da planificação:

Conhecimento da realidade;

Elaboração do plano;

Execução do plano; e

Avaliação e aperfeiçoamento plano.

No conhecimento da realidade o professor deve fazer uma sondagem, conhecer o aluno e o eu ambiente, saber quais as necessidades aspirações e possibilidades.

Na elaboração do plano existem alguns passos a seguir que são : identificação do tema;

Determinação dos objectivos;

Selecção de métodos de ensino;

Selecção e organização dos conteúdos de ensino;

Selecção de recursos materiais e estruturação do plano de ensino (funções didácticas).

Execução do plano

Consiste no desenvolvimento das actividades prevista. Na execução  dos alunos poderá haver elementos não planeamento previstos

avaliação  e a aperfeiçoamento do plano –feita a execução do que foi planificado, passamos a etapa da avaliação do nosso trabalho, com vista a melhoria.

Modelo de plano da aula – tempo, funções didácticas, conteúdo, actividades do professor e do aluno, orientações metodológicas e meios de ensino.

Características da planificação de ensino

Ser elaborada em função das necessidades e das realidades apresentadas pelos alunos; se flexível, isto e, devem dar margem a possível reajustamento sem quebrar sua unidade e continuidade ; o plano pode ser alterado quando for necessário; ser elaborado tendo em conta as condições reais e imediatas do local; tempo e recursos disponíveis.

Importância da planificação de ensino

Promove a eficiência do ensino, garante maior segurança na direcção de ensino, garante economia de tempo e energia, contribui para a realização dos objectivos visados e evita a rotina e a improvisação.

Conceitos dos objectivos

Os objectivos constituem uma discrição clara dos resultados que desejamos alcançar.

Os objectivos devem indicar claramente a intenção do professor e não dar muitas interpretações.

Objectivos e competências

Os termos objectivos e competências são muita das vezes abordados como sinónimos ou similares, mas tem sentidos completamente distintos. A competência e o objectivo que pretendemos atingir a partir de todos outros objectivos de  aprendizagem.

Tipos de objectos:

Os objectivos podem ser gerais , intermédios e específicos; educacionais e instrucionais no pensamento de taxonomia de bloom , cognitivos, afectivos e psicomotores.

Tipos de competências

Cognitiva/académica- ligada ao procedimento de informação;

Operacional- ligada ao saber fazer, procedimentos;

Metodológica- capacidade de mobilização de recursos/saberes.

Relação entre objectivos e competências

Os objectivos traduzem o que o aluno sabe sobre determinados conteúdos;

As competências, sendo da ordem da mobilização dos saberes, definem oque o aluno será capaz de fazer com saberes que possui;

Competências, e um grau de domínios de objectivos acumulados durante o processo de construção de conhecimento, manifesto na realização da actividades;

Os objectivos não podem ser tratados isoladamente das competências pois, as competências são o fim do ultimo dos objectivos;

Enquanto os objectivos são colocados nos programas curriculares, as competências se verificam na acção ou actividade do aluno/formando.

 

Referencias

http://cis-edu.org/uploads/pdf_docs/PLANIFICACAO.pdf;

http://200pedrogloria.blogspot.com/2016/06/a-importancia-da-planificacao-das.html;

https://core.ac.uk/download/pdf/38682520.pdf;

https://www.academia.edu/27511717/a_planificacao_do_processo_de_ensino_e_aprendizagem.pdf.