Conceito de Economia Politica

Economia política refere-se aos conselhos dados por economistas ao governo ou ao público sobre política económica geral ou sobre propostas económicas específicas desenvolvidas por cientistas políticos. Estuda as relações de produção, a base da sociedade em sua interacção com a superestrutura, isto é, com a ideologia, com as concepções políticas e com as instituições e tem uma relação de interdependência com outras áreas do saber. Como a economia política não é uma disciplina totalmente independente, existem estudos usando o termo que se sobrepõem aos assuntos e ate que buscam os conhecimentos da Economia Política.

Algumas Ciências que se relacionam com a Economia Política:

Relação com a história os factos económicos acontecem em ambiente histórico. Dessa forma as ideias e teorias económicas são formuladas de acordo com o contexto histórico em que se desenvolvem as actividades e as instituições económicas.

Relação economia política com a Geográfica, objecto de estudo da geografia é o espaço. E na geografia que os espaço territoriais, regionais e políticos são delimitados.

Relação com antropologia, relacionam se na medida em que economia faz estudos do conjunto das práticas económicas no contexto cultural.

Relação com Matemática e estatística: a economia faz uso da lógica matemática e das probabilidades estatísticas, o comportamento económico, pode ser expressado por função matemática.

Relação com a psicologia: comportamento do homem e de suas motivações, valores e estímulos.

A Antropologia estuda economia política investigando regimes de valor político e económico que condicionam aspectos tácitos das práticas socioculturais (por exemplo, o uso pejorativo de expressões pseudo-espanholas na mídia de entretenimento dos EUA) por meio de processos históricos, políticos e sociológicos mais amplos. As análises das características estruturais dos processos transnacionais enfocam as interacções entre o sistema capitalista mundial e as culturas locais.

A economia estuda a distribuição de recursos para satisfazer as necessidades materiais de uma sociedade; melhorar o bem-estar social.

Relação com Direito: as relações económicas são reguladas por normas jurídicas e novas questões económicas provocam a mudança nas leis.

 

Bibliografia:

HOBSBAWM, E. Barbárie. Manual do usuário. In: Sobre história. São Paulo: Cia das Letras. 1997;

KEEGAN, John. A Guerra do Marrocos. Rio de Janeiro: Bibliex, 2005;

SCHUBERT, F.N., e KRAUS, T.L. Tempestade do Deserto. Rio de Janeiro: Bibliex, 1998