Necessidade humana é um estado em que percebe alguma privação. Podem ser: físicas básicas; sociais e individuais. Segundo a pirâmide de Marslow, as necessidades obedecem a uma hierarquia.

Classificação das Necessidades

As necessidades Econômicas dividem-se em três categorias:

Primárias ou naturais São aquelas essenciais à sobrevivência humana, também chamadas de necessidades básicas, pois são comuns a todas as pessoas. As principais necessidades primárias são: alimentação, vestuário, habitação, saúde, educação e lazer.

Secundárias ou Supérfluas São as que aparecem à medida que o grau de socialização do indivíduo vai se desenvolvendo. Por conseguinte, é necessário algum tempo para que as mesmas se incorporem aos hábitos de consumo da pessoa. Exemplos: fumar, beber e os demais vícios, uso de celulares, etc.

Coletivas ou Públicas São aquelas cujo volume de recursos e meios para satisfazê-las ultrapassam as possibilidades do indivíduo isoladamente, daí serem atendidas pelo Poder Público. Exemplo: segurança, comunicação, justiça, dentre outros. Mas também podemos encontrar:

Necessidades Individuais

Das múltiplas classificações disponíveis na literatura sobre as necessidades individuais, a Teoria de Maslow ou Teoria das Necessidades Humanas é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação, sendo referência para diversos autores nas áreas da Psicologia, do Direito, da Administração e da própria Economia.

 

Referência
Bibliográfica
                  

KRUGMAN, Paul; WELLS, Robin. Introdução a Economia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

MENDES, Carlos Magno, et al. Introdução a Economia. Florianópolis / UFSC, 2007.

MENEZES, Ailton. Conceito de Necessidades Economicas. 2013, disponivel em: