O que é dissonância cognitiva

Dissonância cognitiva, é fenómeno psicológico que conforta o individuo ao colocar nele que a sua opinião ou convicção é falsa, ou seja, é quando nosso comportamento entra e conflitos com os nossos valores e crenças.

Ex: um exemplo mais comum, ocorre nas decisões de compra que fazemos regularmente. A maioria das pessoas quer manter a crença de que fazem boas escolhas. Quando um produto ou item que compramos é péssima qualidade e ele entra em conflito com a nossa crença já existente sobre as nossas capacidades de tomada de decisão.

Veja: A aprendizagem Cognitiva

Eixo central ou essência da teoria da dissonância cognitiva

O eixo central da teoria da dissonância cognitiva torna-se consciente como as crenças conflituantes impactam o processo de tomada de decisões e melhora as capacidades de fazer escolhas mais rápidas e precisas.

Como resolver a dissonância cognitiva dos indivíduos nas organizações

Segundo (Fstinger, 1957), nas organizações existem diferentes maneiras pelas quais os indivíduos podem resolver a dissonância cognitiva, tais como:

  • Substituir uma ou mais crenças, comportamento ou atitude que geram dissonância;
  • Adquirir ovas informações que façam com que a concordância aumenta, reduzindo assim a dissonância;
  • Tentar esquecer ou não dar importância aquela cognições que façam com que ocorre a dissonância.

Isso pode lhe interessar: Teorias de aprendizagem Cognitivistas

Importância da dissonância cognitiva dos indivíduos nas organizações

A importância da dissonância cognitiva na organização é de permitir os indivíduos a tomar medidas para reduzir o sentimento de desconforto dentro da organização seja consistente ou outras crenças e comportamentos ideias.