No mundo científico, não existe uma ciência acabada, portanto deve haver sempre uma complementaridade entre as áreas do conhecimento. A psicologia do desenvolvimento, sendo uma ciência também relaciona – se com as outras áreas do saber como:

Com a psicologia geral – a psicologia geral tem como objecto de estudo os processos psíquicos e o comportamento do homem, fornecendo os fundamentos da psicologia à psicologia do desenvolvimento para poder analisar com detalhe o dinamismo destes processos psíquicos no processo do desenvolvimento do homem em suas diferentes faixas etárias.

Com a psicologia social – esta disciplina estuda o sistema das interacções humanas e suas bases psicológicas, e fornecendo subsídios teóricos sobre os aspectos psico – sociais do desenvolvimento e a psicologia do desenvolvimento procura explicar essas interacções grupais em função das faixas etária e desenvolvimento cognitivo dos membros constituintes dos grupos.

Com a psicometria – tal como a psicometria experimental, através da medição dos padrões de comportamento ajuda a compreender a norma do comportamento de cada estágio de desenvolvimento.

Com a biologia – quando busca as causas do comportamento no funcionamento dos genes, do cérebro e do sistema nervoso e endócrino.

Com a sociologia – resolve os problemas ligados no que afecta a sociedade (no seu comportamento)

Psicologia de aprendizagem – relaciona – se no estudo das leis de formação dos fenómenos psíquicos no PEA.

Psicologia comparada – relaciona – se com a psicologia animal que trata do estudo dos animais e as diferentes espécies para caracterizar o desenvolvimento do indivíduo.

Antropologia – os aspectos culturais do comportamento humano tais como: contradições, costumes, hábitos, valores, são objectos da antropologia, a característica do desenvolvimento físico – motor do indivíduo desde o nascimento ate a ascendência tendo em conta estes aspectos.

Medicina – a medicina procura administrar algumas doses de acordo com as diferenças do desenvolvimento orgânico de cada indivíduo. Em cada etapa do desenvolvimento a psicologia do desenvolvimento deve fornecer dados à medicina para que as suas acções não violem as particularidades da personalidade.

Psicopatologia – através do estudo das manifestações do comportamento anormal em oposição ao comportamento normal, este domínio da psicologia ajuda a definir de forma mais ou menos exacta a norma de comportamento de cada estágio evolutivo.