Com palavras simples e objectivas explique a relação entre a linguagem, língua, fala, pensamento e discurso.

1.A linguagem é a capacidade humana de gerar, desenvolver e compreender a língua e outras formas de expressão, como pintura, música e dança. A língua é um sistema estruturado de elementos, tais como sons e gestos, que permitem a comunicação. A fala é o uso oral da língua pelo indivíduo. É um ato individual, em que cada indivíduo pode escolher o elemento da língua para expressar a palavra de acordo com seu gosto e necessidades, de acordo com a situação, o contexto, a personalidade, o meio social e cultural, etc. A relação entre pensamento e linguagem é a seguinte: Quando pensamos realizamos uma série de operações mentais, como classificar, descrever ou relacionar as coisas. Nesses processos mentais, usamos conceitos. Os conceitos são expressos em linguagem falada ou escrita, usando palavras ou frases e símbolos linguísticos. O discurso é a linguagem em acção, a linguagem do sujeito falante. É uma unidade igual ou maior que a frase; consiste em uma sequência que forma uma mensagem que tem começo e fim.

2.A lógica era considerada uma ciência do silogismo ou da argumentação, até que, com os trabalhos de Gottlob Frege e Bertrand Russell, surgiu a lógica-matemática, que ampliou os domínios de aplicação da lógica para a matemática e a teoria dos conjuntos (de Georg Cantor). Actualmente, a lógica tem sido chamada de "o cálculo da ciência da computação". O argumento é que a lógica desempenha um papel fundamental na ciência da computação, semelhante ao desempenhado pelo cálculo nas ciências físicas e nas disciplinas tradicionais de engenharia. De facto, a lógica desempenha um papel importante em áreas da Ciência da Computação tão díspares quanto inteligência artificial (no raciocínio automatizado), arquitetura (nas portas lógicas), engenharia de software (nas actividades de especificação e de verificação), linguagens de programação (na construção da semântica e na programação lógica), bancos de dados (no uso da álgebra relacional e SQL), algoritmos (na teoria da complexidade e expressividade) e teoria da computação (nas noções gerais de computabilidade).

O critério de ordenamento dos conceitos referidos é segundo a extensão decrescente (do maior ao menor), que é o mesmo que compreensão crescente (do maior ao menor, pois os conceitos vão ficando cada vez mais comprimidos – ou seja, a compreensão aumenta e a extensão diminue).

3.A lógica do conceito é uma lógica de termos, no sentido em que se concentra nas relações lógicas entre os termos no contexto de inferências válidas. Um dos pontos cruciais desta lógica é a análise da universalidade e particularidade dos conceitos. A lógica de Aristóteles, actualmente, é chamada de lógica silogística ou lógica do conceito/termos precisamente por ficar mais centrada nas relação aqui apontadas.

4.A relação entre o signo (a dimensão sintática da linguagem) e o significado (a dimensão semântica) é a seguinte: Os signos são átomos da linguagem e a unidade básica de compreensão do código. O significado é o conceito, a unidade abstrata do signo. Entre esses dois elementos está o emissor e o receptor (ou intérprete) da mensagem pretendida. O emissor é o remetente, ou seja, o que pronuncia ou envia uma mensagem. O receptor é a pessoa que recebe a mensagem enviada pelo emissor. A mensagem tem como objectivo transmitir informações, pedidos, felicitações, condolências, receitas, etc. Isso pode ser feito oralmente ou por escrito. Dito isto, percebe-se o seguinte: a mensagem começa com um código (sintática), que é o signo, contendo um significado (semântica), que será interpretado por um receptor ou intérprete (pragmática), tendo sido, antes, enviada por um emissor.