PorqueCom o fim do império cristão e com o enfraquecimento do poder político do papado, surgem, fora de Itália, os Estados nacionais e, em Itália, as repúblicas e as senhorias. Eram regimes onde se respirava o ar da liberdade e onde se procurava, acima de tudo, o bem estar material dos cidadãos, em detrimento do bem estar espiritual.

Maquiavel(1469-1527)

 

Com o fim do império cristão e com o enfraquecimento do poder político do papado, surgem, fora de Itália, os Estados nacionais e, em Itália, as repúblicas e as senhorias. Porque eram regimes onde se respirava o ar da liberdade e onde se procurava, acima de tudo, o bem estar material dos cidadãos, em detrimento do bem estar espiritual.

 

Maquiavel, observava com apreensão a falta de estabilidade da vida política numa Itália dividida em principados e condados, onde cada um possuía a sua própria milícia. Esta fragmentação do poder transformava Itália numa presa fácil de outros povos estrangeiros. Maquiavel, aspirava ver Itália Unificada, esboço a figura do príncipe capaz de promover um estado forte.

O objectivo da obra

 

o autor sugere as condições necessárias para que um soberano absoluto fosse capaz de conquistar, reinar, mas principalmente, manter o seu poder.