MEDICINA GERAL

Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique

1.Visão
A Escola de Medicina, sendo parte integrante do ISCTEM, deve empenhar-se em graduar profissionais de medicina e profissões afins que pugnem pela qualidade e excelência.

2. Missão
  • A Escola de Medicina tem por finalidade desenvolver, aperfeiçoar e ministrar o ensino e a prática da Medicina, visando o bem-estar físico, mental e social do indivíduo, como exigência da cidadania
  • Formar profissionais éticos e responsáveis, com adequada capacidade teórico-metodológico e visão ampla, global e actualizada da realidade, estimulando o desenvolvimento das suas habilidades e competências de modo a fazê-los capazes de inovar, promover mudanças, trabalhar em equipe, actualizar-se constantemente e aplicar fundamentos, métodos e técnicas da Medicina para a melhoria da qualidade de vida das pessoas assim como para o progresso local, nacional e regional.

    3. Objectivos 
    O objectivo fundamental do nosso Curso é a formação e educação de médicos tecnicamente competentes e embuidos de valores  éticos e culturais que melhorem a relação médico doente, dos médicos entre si e entre os médicos e outros profissionais de saúde. 

    4. Características inovadoras do curso do ISCTEM
    O Curso de Medicina do ISCTEM apresenta características inovadoras, que o diferenciam de outros cursos de Medicina oferecidos localmente. Tais inovações visam formar médicos de Clinica Geral com domínio de técnicas de Medicina, Pediatria, Cirurgia, Ginecologia/Obstectrícia, com ênfase  no modelo de atenção básica à saúde, dotados de forte sentido humanitário, espírito de solidariedade, compromisso social e preparados para prestar cuidados de saúde à comunidade, no sector público e privado

    5. Estrutura organizacional
    O exercício da medicina requer não só conhecimentos, mas também habilidades e atitudes que deverão ser desenvolvidas durante todas as etapas do Curso de Medicina e que poderão ser aperfeiçoados em cursos de pós-graduação, como por exemplo a Especialização médica, o Mestrado e o Doutoramento. 

    O curso compreenderá uma fase pré-clinica que terá também um caracter selectivo, após o qual os alunos passarão para a etapa clinica onde desenvolverão habilidades que compreendem não só destrezas clínicas e habilidades de comunicação, como também habilidade de raciocinar de forma crítica, procurar e seleccionar informação, e habilidade para desenvolver um método pessoal de estudo e de aprendizagem. 

    A estruturação de cada uma das fases é assente nos três domínios cognitivos, ou seja, o conhecimento (Eixo Teórico-Demonstrativo), as habilidades (Eixo Prático-Construtivista) e as atitudes (Eixo Desenvolvimento Humanístico). 

    Cada eixo é constituído por disciplinas, arrumadas de acordo com as competências esperadas em cada etapa do processo de formação e de maneira a facilitar a integração de conteúdos de diversas disciplinas (unidades verticais) e a interdisciplinaridade e interacção entre eixos de modo a promover o desenvolvimento de habilidades técnico-profissionais e de inserção do estudante nos serviços de saúde (unidades horizontais). 

6. Filosofia de ensino/aprendizagem
O processo de ensino/aprendizagem a utilizar neste curso, obedecerá a métodos educacionais centrados no estudante. Os estudantes são estimulados a trabalhar cooperativamente em pequenos grupos, a reconhecer necessidades de aprendizagem e a explorarem os recursos necessários para promoverem a sua formação.

Aplicar-se-ão metodologias que exigirão de todos os estudantes, uma postura activa, capacidade de reflexão clinica, capacidades de comunicação, ética, trabalho em equipa, pensamento crítico e de análise responsável. Para o efeito, na fase pré-clinica, para além de aulas expositivas, far-se-á, conforme os casos, uso das seguintes modalidades de aprendizagem activa: Oficinas de trabalho, estudos de caso, uso de técnicas de dinâmicas de grupo, solução de problemas práticos, simulações, dramatizações, painéis, simpósios e seminários, mesas redondas, exercícios de casa e de terreno, disciplinas de auto aprendizagem, estudo dirigido (individual ou em grupo) e estudo por fichas. No período de formação predominantemente clinica, o nosso corpo clínico e os estudantes deverão, de uma forma progressiva, praticar medicina baseada em princípios científicos. 

A abordagem dos conteúdos das unidades anteriormente mencionadas, ocorre em pequenos grupos, sendo facilitada por um docente (tutor/instrutor). Nas unidades verticais são aplicados métodos de exposição complementados com problemas ou situações de saúde que permitam a exploração do conhecimento prévio dos estudantes, o desenvolvimento do raciocínio clínico e epidemiológico, a formulação de hipóteses, a busca e análise crítica do conhecimento necessário para a melhor explicar o problema e a formulação de planos de actuação para situações individuais e colectivas. Nas unidades horizontais (Interacção Comunitária e Habilidades Profissionais) os estudantes desenvolvem habilidades à luz de um pacote de competências que será desenvolvido a partir do contacto supervisionado com pacientes, famílias e comunidade.