Fundamentação teórica

Ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. VÁZQUEZ (1999, p.23)

Ética é ciência que procura princípios universalmente válidos que possam fundamentar um agir construtivamente orientado, que favoreça o indivíduo, a coletividade na qual ele se insere, a humanidade em geral e até, todos os seres vivos.

Ética empresarial é o comportamento da empresa (entidade lucrativa) quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceites pela coletividade (regras éticas).

A empresa ética é aquela onde os empregados são motivados naturalmente a se comportarem de modo ético no trabalho.

Perfil ético das organizações

Ser ético, é buscar sempre estar de bem consigo mesmo, combater vícios e fraquezas, cultivar virtudes, proteger e preservar a vida e a natureza, é buscar ser feliz.

 A prática da ética nas organizações requer convicção, vontade política e competências adequadas para tornar as acções empresariais concretas e objectivas, minimizando as resistências e as incompreensões.

A ética profissional tem como premissa o maior  relacionamento do profissional com seus clientes e com outros profissionais, levando em conta valores como dignidade humana, auto realização e sociabilidade.

As acções realizadas até ao momento para proporcionar o perfil ético nas organizações resumem-se no seguinte:

Direitos Humanos

Empresas (e organizações) devem apoiar e respeitar a proteção da Declaração Internacional dos Direitos Humanos.

 

Acções realizadas Impacto alcançado Acções a implementar
1 Adopção de um código de conduta a nível interno. Funcionários têm pautado a sua conduta de acordo com os princípios do código de conduta da organização. Aperfeiçoamento permanente.
2 Realização de um estudo sobre o nível de conhecimento e utilização do código de conduta ao nível de instituições públicas e privadas. Permitiu um melhor conhecimento da realidade das empresas e instituições públicas. Realizar dentro de dois anos novo estudo para avaliar o progresso.
3 Distribuição de folhetos com informação básica sobre conceito, como elaborar e benefícios de um código de conduta. Grande aceitação por parte das empresas, instituições públicas e público em geral. Continuar a divulgar o código de conduta.

 

Relações laborais

Eliminação de todas as formas de trabalho forçado e compulsivo;

Acções realizadas Impacto alcançado Acções a implementar
1 Não é exigido aos funcionários qualquer trabalho que não esteja previsto na descrição de funções da sua ocupação. Compreendendo as necessidades da organização para a realização de determinadas tarefas fora do seu âmbito de responsabilidade, os funcionários têm realizado actividades fora das horas normais para se atingir os objectivos da organização, sem pedir contrapartidas. Enriquecer a descrição de funções e melhorar as condições salarias como forma de premiação.

 

A eliminação da descriminação em relação ao emprego e à ocupação profissional.

 

  Acções realizadas Impacto alcançado Acções a implementar
1 A descrição de funções e os perfis dos candidatos foi a primeira medida tomada antes do recrutamento do pessoal. Facilitou todo o processo de recrutamento, selecção e contratação. Aperfeiçoar a descrição de funções e os perfis dos candidatos.
2 Foram lançados concursos públicos para o recrutamento do pessoal e ocupação das vagas então existentes. Possibilitou maior transparência ao processo.  
3 A selecção dos candidatos foi efectuada tendo em conta vários factores tais como: formação acadêmica, formação profissional, experiência profissional; comprometimento com princípios e valores éticos da organização para além da competência demonstrada nos testes. O desempenho e o nível de produtividade têm sido positivos, contribuindo para significativamente para os bons resultados alcançados.  
4 A contratação é feita depois da selecção do melhor candidato, feito por um comité de pelo menos duas pessoas. Seguiu-se a apresentação dos termos do contrato e sua explicação minuciosa, incluindo obrigações, responsabilidades e direitos. Grande empenho e dedicação ao trabalho por parte dos funcionários.  
5 O pessoal dos mais diferentes sectores tem vindo a beneficiar de formação específica como forma de responder adequadamente aos novos desafios da organização. Aumento da produtividade e reconhecimento dos funcionários pelo esforço pelo investimento efectuado pela organização.  

 

Meio Ambiente

Levar a cabo iniciativas que promovam maior responsabilidade ambiental;

 

Acções realizadas Impacto alcançado Acções a implementar
1 Aproveitamento do verso do papel utilizado como rascunho de novas actividades Minimização das despesas com a aquisição de papel de escritório. Produção de materiais impressos de preferência com papel reciclado.

 

Combate á Corrupção

Empresas (e Organizações) devem desenvolver acções contra todas as formas de corrupção, incluindo extorsão, subornos, dentre outras.

 

 

 

 

 

Acções realizadas

 

 

Impacto alcançado

 

 

Acções a implementar

 

 

1

 

 

Estudo de Percepção sobre a Corrupção em Moçambique.

 

 

Possibilitou o conhecimento do nível de gravidade da corrupção, suas causas, manifestações, consequências, principais sectores que praticam, montantes envolvidos, dentre outros aspectos.

 

 

– Realizar um novo estudo por forma a se comparar a evolução do fenómeno;

 

– Realizar estudos sectoriais que possibilitem o conhecimento da situação a nível sectorial, mais específico.

 

 

 

2.

 

 

Foram realizadas 3 Campanhas de Consciencialização com a duração média de 3 meses, com recurso a meios audiovisuais e material impresso.

 

 

Mais de um milhão de cidadãos tiveram acesso à informação difundida, tendo assim aumentado o seu conhecimento sobre a corrupção e formas de a combater.

 

 

 

Realizar duas Campanhas de Consciencialização com a duração de 3 meses cada uma.

 

 

3

 

 

Seminários de formação e informação sobre a legislação anti-corrupção existente e outras afins.

 

 

Várias instituições públicas e privadas participaram nesta acção, tendo beneficiado 1500 funcionários.

 

 

 

Manter a acção e beneficiar 2000 funcionários.

 

 

4

 

 

Palestras de informação sobre o fenómeno, suas causas, manifestações, consequências e o papel do cidadão no seu combate.

 

 

Diversas escolas, universidades, centros de formação beneficiaram desta acção que contou com a participação de 18 500 jovens estudantes e trabalhadores.

 

 

 

Manter a acção e beneficiar 20 000 jovens estudantes e trabalhadores.

 

 

5

 

 

Assistência às vítimas

 

 

Mais de 250 cidadãos denunciaram actos de corrupção e outros crimes cíveis de que foram vítimas. Esta reação dos cidadãos constitui resposta aos apelos lançados pela Ética no sentido de as vítimas denunciarem.

 

 

 

Manter a acção, esperando atender 500 cidadãos vítimas de corrupção e de outros crimes.

 

 

6

 

 

Encaminhamento de denúncias de corrupção à PGR e instituições pertinentes.

 

 

A maioria das vítimas de corrupção alega que perderam confianças nas instituições do Estado. Os serviços da Ética apareceram como uma alternativa às instituições do Estado apesar de esta organização não ter competência para investigar e julgar os casos recebidos.

 

 

 

Manter a acção e pressionar a PGR para que os casos encaminhados sejam julgados e os actores punidos exemplarmente.

 

Comportamento ético nas organizações

Segundo o Código de Ética, são os seguintes os valores mais importantes da organização:

  • Honestidade: ser correto, leal e íntegro em suas atitudes, buscar sempre a verdade para pautar as relações dentro do princípio da ética e da moralidade.
  • Respeito: criar relação cordial, entendendo e respeitando as limitações e individualidades de cada um.
  • Comprometimento: envolver as pessoas com os objetivos da empresa, tornando-as parceiras e colaboradoras.
  • Confiança: acreditar nas qualidades de cada um, desenvolvendo entendimentos sinceros, criando oportunidades para solidificar a credibilidade e segurança em todos os segmentos das relações humanas.
  • Responsabilidade: agir com zelo, exercer as suas tarefas com profissionalismo, dedicação e disciplina, tendo consciência dos seus deveres e obrigações, actos e decisões e com respeito ao meio ambiente.
  • Exemplaridade: dar bom exemplo através de acções e atitudes coerentes com os princípios da organização.
  • Justiça: ser capaz de reconhecer o valor das pessoas, distinguindo aquelas que se comprometem com os propósitos da organização, concedendo a cada um a que lhe é devido em função da sua contribuição efetiva.
  • Solidariedade: relacionar-se com harmonia e companheirismo para que cada pessoa sinta a importância de apoiar e de ser apoiada pelos outros, alcançando resultados maiores que a soma do trabalho individual.
  • Dinamismo: agir com determinação, ousadia, iniciativa, criatividade e competência superando a sua performance.

Princípios gerais para relacionamento ético da Organização

  • Clientes: optar por um atendimento onde os interesses e a satisfação do cliente estejam em primeiro lugar, orientando-o na opção dos serviços que melhor atendam as suas necessidades, e primando pela sua fidelização.
  • Acionistas: optimizar a relação custo/benefício. Diversificar e priorizar investimentos, fortalecer a empresa e assegurar o maior retorno para os acionistas. Informá-los com veracidade e transparência sobre a empresa.
  • Empregados: criar relação de confiança mútua, transparência e respeito. Possibilitar crescimento profissional, estimular motivação e criatividade. Delegar autoridade necessária e responsabilizá-los pelos resultados alcançados.
  • Fornecedores: manter relação de parceria e confiança mútua. Garantir justiça e transparência na avaliação qualidade-preço. Exigir qualidade e garantia, cumprimento de prazos e preços competitivos no fornecimento de produtos em prestação de serviços. Efetuar pagamento em dia, obtendo credibilidade pelo cumprimento dos prazos.
  • Concorrência: competir de forma leal, sem realizar publicidade enganosa ou que denigra seus concorrentes ou terceiros. Incentivar e praticar a livre concorrência em benefício dos clientes e usuários. Obter informações de terceiros ou da concorrência exclusivamente de forma legal.
  • Sociedade: contribuir para o desenvolvimento econômico e social, através de melhoria na prestação de serviços e na geração de empregos. Preservar o meio ambiente cumprindo a legislação em vigor. Promover ações de apoio sociocultural, objetivando a integração da empresa com a sociedade.

As dificuldades de implantação de uma conduta ética na organização

Uma organização ao decidir implantar padrões éticos, além das dificuldades que ira encontrar em seus negócios, deverá promover uma mudança de paradigmas desde a alta cúpula até mesmo os colaboradores envolvidos no chão de fábrica, pois a atitude ética dentro de uma organização necessita a adopção de uma nova postura, que deverá ser desenvolvida com muito diálogo entre todos os colaboradores.

Ao estabelecer padrões éticos dentro das organizações é necessário o desenvolvimento de um código escrito, para que todos tenham acesso e conhecimento do que foi estabelecido como comportamento ético dentro das organizações, mas que não deverá ser realizado como forma dos “dez mandamentos” e que sejam cobrados apenas dos empregados, esta nova postura deverá ser seguida por todos os envolvidos na organização, sem qualquer distinção de grupos, pois neste caso já estaria ferindo um procedimento ético, que seria a igualdade.

 

Bibliografia

AGUILAR, Francis J. A Ética nas empresasRio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

AGUIAR, Emerson Barros. Ética. Instrumento de paz e justiça. 2.ed. Natal. Tessitura, 2003.

 

MOREIRA, Joaquim Manhães. A ética empresarial no Brasil. São Paulo. Pioneira Thomson Learning, 2002.

SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Ética. 19.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,

1999.

Communication on Progress, 2005