Conceitos básicos

Gestão processo de alcançar objectivos organizacionais de modo efieciente e eficaz através do planeamento organização, dirreção o controlo de recursos humanos e não humanos.

Religião o termo religião é oriundo do latim relegare que significa “relegar” “atar”

Religião é o conjunto de crenças e práticas organizadas, formando algum sistema privado ou colectivo, mediante o qual uma pessoa ou conjunto de pessoas é influênciado;

Religião é o reconhecimento de existência de algum poder superior invesivél; é uma atitude de reverente dependência a esse poder na conduta da vida, maifesta se por actos expeciais como rítos, orações etc. cujo site é www icp.combr/74materiais1.asp

Religão religiosa: processo de alcançar objectivos de pessoas colectivas as singulares com fins não lucrativas conduzidas dependente de um poder invesivél sob influência de seu gestor/lider.

Princípios da gestão

Os princípios da gestão profissional servem para qualquer organização, seja ela de finalidade religiosa, sociais ambiental ou de  todas reunidos.

Apartir de Piter Drucker, a presenta nos os princípios enssências  da gestão de organizações em sete pontos.

  1. A gestão trata dos recursos humanos, sua tarefa é capacitar as pessoas a  aterar em conjunto, efeectivar suas forças e reduzir suas fraquezas. A gestão é um factor crítco e determinante na sociedade moderna, pois a grande parte das pessoas trabalham em instituições e depende dela para sobre viver e construir com sociedade.
  2. A gestão está inserida na cultura pois ela trata de integracões das pessoas um empreendimento comum. Os gestores fazem a mesam coisa, em qualquer parte do mundo, mas o como pode ser bem diferente. Seu sucesso está condicionado a descobrir e identificar os elementos das tradições da histórias e da cultura do lugar onde actuam e utiliza-los como elemento construtivo da própria gestão.
  3. Toda organização requer compromisso com metas comuns e valores compartilhadas de forma a ter objectivos simples,claras e unificantes, e metas conhecidas pela população que são constatimente reafrimados. A primeira tarefa da gestão é pensar, estabelecer e exemplificar seus objectivos, valores e metas.
  4. A gestão capacita a organização e cada um dos seus componentes a crescer e a se desenvolver á medida que mudem as necessidades e oportunidades. Toda organização é uma instituição de aprendizagem e do ensino. Daí ha importência de treinamento e desenvolvumento em todos níveis.
  5. A instituição está encarrada na comunicação e na responsabilidede individual. Para executar bem seu trabalho, todos os seus componentes consideram e comunicam com clareza aquilo que oferecem aos outros aquilo que recebem destes.
  6. E cada arsernce aquilo que lhe diz respeito, coloborando com todos.
  7. Como ser humano, a organizção necessita de deversos indicadores para avaliar sua saúda e desempenho.

Para as empresas, por exemplo vale os indicadores deposição  de mercado novações produtividade e desenvolvumento de pessoal qualdade de resultados finaceiros.

As instituições não lucrativas e religiosa também criam instrumentos para medir as quetões específica da sua missão. Assim o desempenho esta estranhada em qualquer organização e na sua gestão, deve ser medido, julgado e contnuamente melhorado.

  1. O resultado de uma instituição é extorior a ela, está no seu público alvo ou destinário. Assim o resultado de uma empresa é um cliente satisfeito, de um hospital é o paciente corado, de uma escola é um aluno que aprendeu algo que usará no correr da vida e da pastoral social é o cristão actuando na transformação da sociedade

Gestão nas instituições religiosa

A gestão não é algo determinante na identidade dos consagrados nem nos descernimento em vista da missão.

Não consiste em instância de salvação para vida religiosa. Ao contrário pode leva-la a fixias pertuais. Aprevidade reside na carisma e inspirtualidade.

A gestão ganha importância no momento em que se faz o aponte entre o desejo e a realização, aproposta da missão e sua efectivacão. Quanto mais desafiadura e complexa uma situação, será necessário liderar, organizar, planejar, executar avaliar e aprender para isso é necessário desnvolver habilidades ( saber fazer e conhecimento apropriado).

E o ouvir de conselheiro provincias que também são membros da directoria a seguinte expressão:

“eu não entendo nada isso ” “não é minha aréa” quando se trata de assunto de gestão organizacional é uma forma de se eximir da responsabilidade que –lhes delegado.

Mesmo que a pessoa não tenha formação básica em gestão deve se munir de um instrumentos minímos que – lhes dee condição de desempenhar suas tarefas como propriadades.

 

Bibliografia

  1. www icp.combr/74materiais1.asp
  2. ANTÓNIO de SOUSA. Introdução a Gestão. Editorial verbo-Lisboa, SP, pp.2

Afornsomurad. Blogspot.com 2010/05/2age…