Por: Leonardo Américo Machava



PLANTAS CRIPTOGÂMICAS PTERIDÓFITAS 

Pteridófitas


A palavra Pteridófitas vem do grego pteridon, que significa feto, mais phyton, significa planta. As suas folhas em brotamento apresentam uma forma que lembra a posição de um feto humano no útero, materno. O representante mais comum é a samambaia

 

Samambaias


As samambaias são plantas verdes, sem flor, e sem sementes elas possuem folhas com formato de penas e as novas folhas nascem enrolada e se desenrola ao longo do seu crescimento. Muitas samambaias crescem em trocos e galhos de árvores, e outras em terrenos pantanosos ou bóiam em lagos.

São vegetais que possuem vasos para o transporte da seiva. São plantas de tamanhos médios, e são também chamadas de plantas vasculares, elas possuem um tecido condutor, são vascular mais ainda são criptógamas pois não possuem sementes, flores, nem frutos. Por serem vasculares possuem raízes, caule e folhas verdadeiros.

A existência dos vasos possibilitou as planta a conquista definitiva do ambiente terrestre. Os vasos permitem o transporte rápido de água e sais minerais ate as folhas e de seiva elaborada para as demais partes da planta.
 

Reprodução das samambaias


As samambaias dependem da água para a fecundação. Samambaias o gametófito é passageiro (morre após a produção de gâmetas e a ocorrência da fecundação), e o esporófito é duradouro, pois se mantém vivo apôs a produção de esporo.

A samambaia reproduz se assexuadamente através da formação de esporos

 

Ciclo de vida das samambaias


A samambaia é uma planta assexuada produtora de esporos, por isso representa a fase esporófito. A época de reprodução as samambaias formam pontinhos escuros chamados soros que produzem inúmeros esporos.

Quando os esporos amadurecem, os soros se abre e os esporos caem no solo húmido, cada esporo pode germinar e originar um protalo, que é uma plantinha com forma de coração.

O protalo é uma planta sexuada produtora de gâmetas ele representa a fase gametófito. O protalo das samambaias contém estruturas onde se forma anterozóides e oosfera. No interior do protalo existem água em quantidade suficiente que garante que o anterozoide se desloque ate a oosfera fecundando-a.

Surgindo o zigoto, que se desenvolve e forma o embrião. Este por sua vez forma um nova samambaia, e quando adultas as samambaias formam soros, iniciando um novo ciclo de reprodução.

 

Importância das pteridoftas

 

Importância alimentar das pteridófitas 


Servem como fonte alimentar. As partes consumidas são brotos, porque quando pequenas possuem menor concentração de compostos químicos, durante o preparo as cozinheiras costumam realizar 7 fervuras para que o princípio activo contido seja diluído. Pteridium aquilinum e matteuccia struthiopteris são as duas espécies populares no ciclo de consumo.

 

Importância ecológica das pteridofitas


Estas plantas desempenham um importante papel na manutenção da humidade no interior da floresta, absorvendo agua pelas raízes densas e distribuindo-a gradualmente ao solo. Características essas extremamente necessárias ao equilíbrio ecológico do ambiente.

VEJA AQUI TAMBÉM

VEJA AQUI TAMBÉM

Referências bibliográficas


Peter .Raven, et al. Biologyof Plants. Company, New York, 7a ed.

E.Strasburger. Botânica. Barcelona, 7a ed, 1986.

Peter, H. Ravem, et al. Biologia Vegetal. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan, 7a ed, 2007

Glória.B,et al. Anatomia Vegetal. Viscosa, Editora UFV,2a ed.