5 sinais que indicam o consumo excessivo de açúcar 

1. Alterações na pele

Já ouviu aquela velha história de que chocolate dá espinha? Ela não deixa de ser verdade. 

O doce não é um fator direto para o surgimento da acne, mas o açúcar é um grande responsável.

Alimentos que contêm adição de açúcar (ou açúcar processado nos alimentos) fazem com que os níveis de insulina subam. Assim que a glicose entra no sangue, inicia-se uma série de processos fisiológicos complicados que, em última análise, podem causar inflamação e problemas de pele. 

Além disso, o açúcar é um soluto, o que significa que absorve mais água do corpo. O consumo excessivo do ingrediente pode causar um desequilíbrio de fluidos e desidratação geral, o que também pode afetar a pele. Portanto, certifique-se de beber muita água e monitorar a quantidade de açúcar que você realmente come durante o dia.

2. Inchaço constante

O inchaço é uma coisa natural e pode acontecer por diversos fatores. Mas, se você se sente constantemente inchado, pode ser algum problema digestivo. E o açúcar pode ser um dos culpados. 

O açúcar alimenta algumas bactérias “ruins” do seu intestino. É por este motivo que alguns alimentos não são tão fáceis de serem digeridos no estômago. Uma  dica é reduzir o consumo de carboidratos e, principalmente, açúcar refinado.

3. Problemas de cicatrização

A dificuldade de cicatrização está ligada a muitos fatores e um deles é o excesso de açúcar no corpo. É um sinal de que veias e artérias podem estar obstruídas pelo açúcar e o sangue não chega como deveria na região do corpo que necessita de regeneração.

4. Fadiga em excesso

Os picos de glicemia reduzem nosso estado de alerta natural do corpo, provocando sensação de sono e cansaço. 

Normalmente, pessoas que comem muito açúcar e carboidrato, esquecem de dar a mesma importância às proteínas e gorduras boas. A falta destes nutrientes faz com que  a pessoa se sinta mais cansada e lenta, pois o corpo tem apenas um tipo de energia: o açúcar.

5. Mudanças bruscas de humor

Quando você come açúcar em excesso, acontece uma reação imediata em seus hormônios. Você tem um pico de insulina e serotonina, o hormônio da felicidade, seguido de uma enorme queda de ambos. Isso acontece, sobretudo, quando se consome o açúcar refinado e carboidrato simples, que metaboliza muito rápido. 

O resultado é que o humor varia rapidamente de um extremo bem estar à sensação de tristeza