Os documentos motivacionais no Estudo da Religiões Tradicionais Africanas são três (3) tres principais,a saber:
1- A Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos;
2- O II Colóquio Internacional de Congo sobre a África e as suas formas de vida Espiritual;
3- Pontifício Conselho Inter-religioso.
De referir que estes documentos motivacionais para o estudo das Religiões Tradicionais Africanas,estão muito ligados a Igreja e,não qualquer Igreja,mas a Igreja Católica. Por isso,nas suas abordagens referem-se à instituições religiosas católicas. Também,apesa a desta componente religiosa católica,pode se aplicar a outras instituições de modo que possam conhecer, respeitar e valorizar a cultura dos outros,pois, não há Cultura superior que a outra.
O primeiro documento que é: a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos,ela reconhece e dá importância as Religiões Tradicionais Africanas " o diálogo com as Religiões Tradicionais Africanas deve continuar porque tais religiões até aos nossos dias de hoje,os qfeocafri é com muita frequência ,orienta o modo de viver, inclusive os melhores crsitaos"( nº 42). Os melhores cristãos: agentes pastorais- sacerdotes,irmas ,leigos e bispos. Se formos noutras religiões e seitas encontramos: chehes, pastores.
O segundo documento que é: o Segundo Colóquio internacional de Congo sobre a África e as suas formas de vida Espiritual afirmava que: " nos seminários maiores e nas casas de formação religiosa,deve haver um curso sobre as Religiões Tradicionais Africanas como disciplina base que os futuros sacerdotes e educadores cristãos devem ser iniciados nos métodos da Sociologia e da Antropologia Religiosa ( Vaticano II n º 15).
O terceiro e último documento que é: Pontifício Conselho Inter-religioso afirma que " as diferentes RELIGIÕES presentes nos povos são expressões viventes da alma deste povo ,e ao mesmo tempo um testemunho que o homem de forma constante procura o Deus da vida" ( Camminare Insene 1999).
Contudo,estes três DOCUMENTOS MOTIVACIONAIS PARA O ESTUDO DAS RELIGIÕES TRADICIONAIS,oferecem bases que se estude as Religiões Tradicionais Africanas como algo vivo e dinâmico oferecendo um conhecimento científico das formas e expressões da espiritualidade africana, não cristã no março de Antropologia Cultural.
Estas abordagens também ajudarão a todos aqueles que poderão ter interesse de um dia não fazer uma critica precoce às religiões afeiafric..