Lição elaborada pelo Professor:
FRANCISCO MATSINHE



UNIDADE TEMÁTICA: Filosofia Política



    1.  Uma breve noção da política no quotidiano

 

    1.  Conceito de política e filosofia política



Uma breve noção da política no quotidiano


A priori, falar de política parece, no seu sentido holístico de interpretar, um assunto que não foge da atenção da sociedade. Porém, este mesmo assunto é acompanhado com diversas especificidades a medida que constitui um assunto que divide opiniões pelo facto de cada um dos membros da sociedade ter o seu próprio entendimento sobre ela.

Daí que, é comum ouvir em sociedade, indivíduos afirmando com categoria que “não gosto de política por causa da forma como funciona o sistema de governo”, “não gosto de política pura e simplesmente porque não me interessa”, “gosto de política porque me identifico com esta ou aquela ideologia partidária”, “gosto de política porque almejo ser político”, enfim, constatações essas que a sociedade presencia de forma inevitável e que de forma clara evidencia o facto da política dividir opiniões, como fora feito menção.

Com isso, o certo e o consensual a volta desse assunto é que, de uma ou de outra forma, todos indivíduos são chamados a presenciar e a fazer a política directa ou indirectamente. Directamente porque existem os que, movidos pelo puro gosto, dedicam suas vidas a prática da política e, os que de forma indirecta, dada a heterogeneidade partidária, na realidade moçambicana, por exemplo, praticam a política por via das urnas de voto, não obstante a abstinência de alguns, mas que também são abrangidos com por decisões tomadas a nível da prática política.

Contudo, é de se inferir categoricamente que, não fazer a política significa renunciar a vida da colectividade; o que em última instância, constitui um argumento falacioso porque não existe um indivíduo que está apto a viver isolado sem que não esteja dentro da colectividade.

Ademais que, há no indivíduo, o instinto natural de colectividade e, consequentemente, há toda uma preocupação de estar a par sobre as normas de convivência nessa mesma colectividade, ou seja, na sociedade. Portanto, esta convivência é moldada através de normas que se estabelecem no seio da sociedade, através da prática da política.

Conceito de política e filosofia política


Como se mostra evidente, política e filosofia política são, por assim dizer, dois conceitos que em si carregam algumas especificidades para a sua compreensão. No entanto, o que se pretende a seguir, é mostrar tais especificidades através dos seus conceitos. Por isso, atente-se ao que abaixo dir-se-á.

Conceito de Política


O conceito de política encontra na terminologia grega, o seu mais modo pioneiro de compreensão. Entretanto, do grego, Polis, que significa cidade. De um modo holístico, política significa arte de governar a cidade. De forma compacta, apresentando-se, dentre varias perspectivas definitórias do termo política, Aristóteles dirá que, a política é o tratado sobre a natureza, funções e divisão do Estado e sobre as várias formas de governo. Para ele, a política é a arte de governar, ou seja, a ciência do governo.

A política enquanto uma actividade prática da humanidade, lida com a questão do poder. Por isso, dessa ligação que a política tem com o poder, emergem alguns autores explicar o quê seria o poder na prática política. Por isso, têm-se:

Hobbes: que vincula o poder como os meios adequados à obtenção de qualquer vantagem;

Russel: que afirma que o poder constitui o conjunto de meios que permitem alcançar os efeitos desejados.

Bobbio: que afirma existirem três formas de poder; económico- que se assenta na posse dos bens, levando aqueles que não os têm a manter um certo comportamento; ideológico - que se baseia na influência que os detentores do poder exercem sobre os demais, determinando-lhes o comportamento (sacerdote, bispo, pastores, etc); político – que se exerce a partir da coerção física ou uso da força.

Conceito de filosofia política


Enquanto que a política envida esforços na questão de governar a cidade, a filosofia política também não vai fugir desse propósito. Entretanto, a filosofia política ela é mais extensa porque lida com a parte axiológica da política. Isto é, ela está no prolongamento da política com vista a fazer uma análise crítica do modo de proceder da política lidando, assim, com a questão de uma leitura crítica das formas de governo, o modo de proceder dos políticos, o regime político, entre outras questões a volta da prática da política. Por isso ele tem, por objecto de estudo, a política.