Características do texto dramático moçambicano
Antes de caracterizar o teatro moçambicano, importa referir que este ainda está em desenvolvimento. O seu início reporta década de 1960, quando se revelava uma tendência generalizada para a formação de uma identidade africana, e mais especificamente moçambicana. Lindo Nhlongo foi um dos primeiros autores a inscrever-se nesta dinâmica de teatro nacional. Em 1971, a sua peca A Conferência Dramática sobre o Lobolo foi a primeira obra a abordar uma temática exclusivamente africana. Rogério Manjate defende que o teatro moçambicano resulta da «incorporação dos elementos culturais moçambicanos no teatro, a dança e a música, fazendo-se assim adaptações de textos moçambicanos, contos que tinham a ver com a realidade de Moçambique, ao invés de fazer arte por arte, como se fizera antes, representando os clássicos europeus. Pois fez-se um teatro que se identifica com a cultura moçambicana, “todo o artista tem de ir aonde o povo está”».
A partir deste pressuposto, desenham-se as seguintes características:
- Após a independência, em 25 de Junho de 1975, Moçambique passou a desenvolver um teatro «revolucionário», informativo e propagandista, destacando os valores de um pais independente.
- O teatro moçambicano é tragic6mico, isto é, algumas vezes retrata peripécias trágicas, outras cómicas.
- O teatro moçambicano retrata uma das riquezas de Moçambique: a grande diversidade cultural.
- Expõe a estratificação da sociedade moçambicana: a sul do rio Zambeze, apresenta-se uma sociedade patrilinear, e a norte, matrilinear, o que origina grandes diferenças.
- Sendo um pais com uma ampla diversidade linguística, o teatro moçambicano revela cerca de 23 línguas nacionais, o que permite a teatralização do mesmo número de culturas, com as suas inerentes semelhanças e diferenças.
- Aliada à diversidade linguística, por intermédio do teatro, associa-se a multiplicidade de ritos, de doenças e de ritmos musicais moçambicanos.
- E um teatro de improvisação, de actor, muitas vezes partindo de um mote, e os actores começam a improvisar, construindo a peca, tal como na escrita de um conto ou romance. E por esta razão que existem muitas criações colectivas.
- O texto dramático ainda não foi exaustivamente explorado pelos autores moçambicanos, o que significa que não existem autores de teatro em Moçambique. Devido à ausência de dramaturgos, tem sido necessário proceder à adaptação de contos.
- É um teatro de intervenção social, mas com um cariz fortemente artístico.
leia também: Drama e Ritual