Solos: tipos e sua localização

Os solos constituem a parte superficial da Terra onde assenta toda a actividade humana e que assegura a Vida das plantas e dos animais.

     A característica fundamental dos solos é a fertilidade, a qual resulta da combinação óptima de minerais, água, ar e seres vivos; por isso, o estudo da sua distribuição e natureza é um auxiliar importante para se verificar qual deve ser a melhor aptidão de uma determinada área geográfica.

   A classificação de solos está relacionada com a idade do solo, a influência do clima, a natureza geológica e as condições hídricas e morfológicas locais.

 

Existem vários tipos de classificação de solos.

Predominam em Moçambique os seguintes solos:

  • Norte do país - solos argilosos com a sua variação de solos franco-argilosos-avermelhados, que são os mais divulgados. Os solos argilosos vermelho-acastanhados profundos são permeáveis e de boa drenagem.
  • Centro do país - solos franco-argilosos e arenosos avermelhados, ricos em calcário; solos franco-argilosos-arenosos acastanhados. No curso médio e inferior do rio Zambeze afloram solos fluviais;
  • Zona sul - solos arenosos pouco férteis e de baixo poder de retenção de água. Ocorrem também solos arenosos brancos, fluviais de alta fertilidade e marinhos; na cadeia dos Libombos distinguem-se solos delgados, pouco profundos, geralmente pouco férteis.
  • Junto do litoral - solos arenosos pouco evoluídos de dunas costeiras, que são solos minerais com horizontes pouco diferenciados. São solos de formação recente.

 Rocha-mãe – é a rocha que se desagragou para dar origem ao solo. É a formação geológica a partir da qual se forma a componente mineral do solo. Permeabilidade – maior ou menor facilidade com que o solo deixa passar a água. Porosidade do solo – quantidade de espaços existentes entre partículas do solo.