Origem e distribuição

O tomate tem a sua origem na América central, expandiu se até Europa com Cristóvão Colombo no século XV donde se propagou até ao resto do mundo, tendo sido cultivado primeiro como uma planta ornamentação.

Importância em Moçambique

O tomate e a base do condimento dos alimentos africanos. Cultiva se em toda parte do pais, mas a maior parte e proveniente de Chokwe na zona sul do pais.

Morfologia do tomateiro

O tomateiro forma uma raiz mestre, seguida pelas secundarias que formam um raio de 30cm dependendo das condições do solo. Essas raízes têm a função de absorção de H2O e sais minerais. A forma de folhas vária consoante a variedade do tomateiro e as de caule principal desenvolvem se alternadamente e as outras desenvolvem se nos ramos de forma emparelhada. As flores crescem no fim dos redemos auxiliares ou principais.

Os frutos carnudos são o resultado de autofecundação e quando maduros tomam a cor vermelha ou amarela.

Condições climáticas

O tomateiro e uma cultura que precisa de altas temperaturas, oque tornam os seus frutos mais doces e aromáticos. A temperatura óptima para o crescimento e de 30 a 35c dia e 15 a 20c a noite. As altas temperaturas facilitam o transporte das substâncias n assimiladas por toda a planta.

Sementeira e transplante

A sementeira deva ser feita primeiro em viveiros numa profundidade de 0,6 a 1cm devendo segregar ate a altura de transplante a um compasso de 75X cm ao 120X 25cmdependendo das variedades.

Adubação

A adubação pode ser orgânica para o crescimento das raízes e inorgânica ou mineral, especialmente o potássio, para estimular a resistência dos frutos as doenças e as condições desfavoráveis.

Práticas culturais

Eliminação de infestantes: a eliminação pode ser feita através de sachas mecânicas, manualmente ou utilizando herbicidas.

Desponta a desfolha: remover os rebentos literais que desenvolvem se na axila de cada folha pois consomem muita água e elementos nutritivos.

Capação: deve se fazer uma capação das primeiras flores que por norma produzem frutos raquíticos.

Tutoragem: e a colocação de estacas que vão suportar a planta de modo a não arrastar no chão evitando muito calor que pode acelerar a sua florescência.

Colheita e armazenamento

Antes de fazer a colheita, deve se definir o destino, isto e, para o consumo directo ou indirecto. Colhe se quando estiver maduro com uma cor vermelho-amarelo. Pode se armazenar 3 semanas a uma temperatura de 3 a 15c, num lugar sem penetração de raios solares.

Doenças do tomate

As principais doenças do tomate são: a murcha bacteriano, e a podridão estilar cujo combate e a destruição das partes atacadas e queima, rotação das culturas e a pulverização por fungicidas.

Pragas

No tomateiro, e possível encontrar pragas como a traça do tomate, a mosca branca e a lagarta americana que criam buracos redondos nos frutos, onde pode se ver a lagarta com cabeça dentro do tomate e o resto do corpo no exterior. O controlo químico deve iniciar logo que se encontra em média uma praga por planta.