Evolução dos Comportamentos do meio ambiente

O comportamento que os animais apresentam está baseado nas experiências adquiridas ao longo da sua história evolutiva, da evolução da espécie (filogênese) e do desenvolvimento do indivíduo (ontogénese), e no genoma encontram-se fixados comportamentos inatos ou hereditários.

A especiação é afectada pela tendência à dispersão, que afecta o fluxo génico entre populações e é  afectada por comportamentos de acasalamento, que podem conferir isolamento pré-zigótico.

A especiação é afectada por usos do habitat, alimentos e outros recursos, que podem afectar a taxa de divergência genética e fenotípica e conferir isolamento ecológico.

Em virtude de seus comportamentos, os seres vivos não são meramente objectos passivos expostos aos agentes externos de selecção (ambiente).

 O comportamento pode iniciar mudanças no nicho ecológico e, assim, ser um factor chave na diversidade animal Segundo

O comportamento subordina-se ao processo de evolução natural

Ao se colocar esta posição toma-se em conta que o comportamento representa pelo menos uma componente do genótipo de um individuo que procurar maximiza o seu sucesso e produtividade, neste contexto, os comportamento que evolui naturalmente é aquele que passará de gerações para gerações.

A Evolução do Comportamento no meio ambiente é vista sob ponto de vista de selecção natural.

A evolução do comportamento adaptativo procura explicações exclusivamente na selecção natural entre genes ou organismos individuais dentro de uma população.

Selecção – Selecção é a mudança da frequência genética, provocada pelas diferentes capacidades dos fenótipos de uma população de contribuírem para a geração seguinte. Estas diferenças na capacidade podem ter várias causas.

A selecção ambiental do comportamento dá-se na medida em que indivíduos adoptam mecanismos param competição por fontes naturais, favorecendo informações genéticas individuais

Condições que influenciam as relações mútuas entre o comportamento e a evolução

A evolução do comportamento dá-se pela interação do organismo e o seu meio ambiente, isso dá-se por causa das três classes de fitness: fitness individual, ecológico e global ou inclusivo.

Fitness – refere-se  no ao conjunto de tudo que coloca o individuo capaz e bem sucedido na luta pela existência sob determinadas condições da seleção natural.

Fitness individual

Refere-se a capacidade total de vida do indivíduo sob condições de selecção natural.

Fitness ecologico

Nesta classe, as adaptações do indivíduo no ecossistema são para lhe permitir optimização de comportamentos determinados pelas exigências do metabolismo e defesa contra predadores.

Fitness inclusivo

fitness genético global tem a ver com a contribuição genética do indivíduo e seus parentes para reservado alguma informação genética para a geração seguinte.

Portanto, o individuo toma comportar-se de tal modo que garanta a transferência dos seus genes para a geração seguinte.

Alguns exemplos de selecção mediante exibição de comportamentos

Selecção sexual

Olha-se selecção sexual como sendo a vantagem que certos indivíduos possuem sobre outros do mesmo sexo e espécie somente no respeitante à reprodução.

É nesse contexto que se considera selecção sexual o facto de surgimento de cores brilhantes, chifres e fenómenos de disputas entre machos.

Portanto, pode ser olhar a selecção sexual subdividida em intra-sexual e intersexual, referindo-se por exemplo à disputas no seio dos machos pela conquistas das fêmeas e a preferência das fêmeas por um dado fenótipo, respectivamente.

Selecção intra-sexual

 Acaba favorecendo o aumento no tamanho e desenvolvimento de estrutura de luta.

Esse comportamento vai consistir em desenvolver algumas táticas tais como:

  • Marcação de território,
  •  Vigilância da fêmea – o macho pode por exemplo permanecer sob a fêmea até os ovos serem fertilizados, casos que sucedem em sapos, crustáceos e alguns insectos.
  • Competição de espermas, dá-se quando a fêmea cruza com vários machos por mecanismos de produção de maiores quantidades de esperma.

Seleção inter-sexual

Este subtipo de selecção como anteriormente se fez menção, consite no acto de fêmeas escolherem machos com características distintas para anular probabilidades de cruzamento com outras espécies, o que lhes faria produzir híbridos não aptos.

Evolução da Cooperação

Devido a necessidade de subsair nas suas necessidades da vida, os animais desenvolveram comportamento de enterração comprativa, comportamentos que beneficia-os mutuamente.

Bibliografia

DEL-CLARO, K.. Comportamento Animal: Uma introdução à ecologia comportamental. 1ed. São Paulo, Editora Conceito, 2004;PIRES, C.. Biologia do Comportamento. 1ed. Vol 1, 2003.