Quando o império hitita caiu, Tuwana foi uma das muitas cidades-estados que ajudou a preencher a diferença de poder que é a Turquia.

Durante os nonos e oitavos séculos aC, Tuwana chegou à fama sob uma série de reis, dos quais apenas alguns são conhecidos graça para as inscrições.Tuwana afirmou sua posição entre os impérios de Phrygian e Assyrian para facilitar o comércio através de Anatolia. Como resultado, ele acumulou uma fortuna significativa.

Além da sua forte economia comercial, Tuwana parece possuir uma grande riqueza cultural. O reino usava uma língua hieroglífica chamada luvita, embora mais tarde adotasse as escrituras fenícias. Descobriu-se que isso poderia ser bastante importante, uma vez que a posição de Tuwana como uma união entre o Oriente e o Ocidente colocou-os em contato com elementos da cultura grega antiga. É possível que a interação com Tuwana tenha sido a origem do alfabeto grego. Não é ruim para um reino que você nunca tinha ouvido falar.

Parece que a localização e a divisão central entre a cidade-estado da Anatólia prepararam o reino para sua conquista em 700 a.C. À medida que o império assírio se expandiu para o Ocidente, absorveu cada uma das cidades-estados de Hittite no caminho do controle a maioria do Oriente Médio.

Se todos os sons são bastante especulativos, é porque até 2012 tudo o que se sabia sobre Tuwana era baseado em um punhado de inscrições e algumas menções em alguns documentos assírios. A recente descoberta de uma grande cidade que se acredita ser o centro do poder das Tuwana pode mudar tudo isso.

Com uma descoberta tão grande e bem conservada, os arqueólogos começaram a reconstruir a história de um reino poderoso e rico, que controlava o comércio entre as portas de Ciluité. E considerando que o passe de Cilicio era como uma trilha de seda em miniatura, o potencial arqueológico de Tuwana é tremendo.

Os registros do explorador chinês, Zhang Qian, atestam essa troca, tanto no início como no final do século II aC. A queda do reino de Indogriego parece ter sido uma combinação da invasão de Yuezhi no norte e a expansão dos índios pelo sul.