A Grécia Continental fazia limites: Ao norte com a Ilíria (atuais: Sérvia, Montenegro, norte da Albânia, Bósnia e Herzegovina e Croácia); A leste com o mar Egeu; A oeste com o mar Jônico; Ao sul com o mar Mediterrâneo; A nordeste estão, em sequência, o estreito de Dardanelos, o mar de Mármara, o estreito de Bósforo e, finalmente, o mar Negro; e A noroeste está o mar Adriático.

A Grécia Peninsular: Ao sul da Grécia Continental, ligada pelo Istmo de Corintho, está a Grécia Peninsular constituída pela península do Peloponeso. A Grécia Insular: O mar Egeu é um mar interior da bacia do mar Mediterrâneo situado entre a Europa e a Ásia. Estende-se da Grécia, a oeste, até a península da Anatólia, a leste. Ao norte, possui uma ligação com o mar de Mármara e o mar Negro através dos estreitos de Dardanelos e do Bósforo.

Mapa da Grécia Antiga

Diversas ilhas estão localizadas no mar Egeu, inclusive Creta, Rodes e Delos. Essas ilhas compõem a Grécia insular. A Grécia Asiática (Ásia Menor ou Península da Anatólia): Correspondia a costa ocidental da península da Anatólia ou Ásia menor (actual litoral da Turquia) e algumas ilhas do mar Egeu. A ampliação do Território Grego: O território da Grécia europeu foi ampliado (a partir do século VII a.C. com a Segunda Diáspora Grega) com a fundação de diversas colónias na orla mediterrânica ocidental, destacando-se o sul da península Itálica que foi denominada Magna Grécia.

O território grego, situado ao sul da Península Balcânica, é montanhoso, com poucas áreas férteis. Está cortado ao meio pelo Golfo de Corinto, ficando ao norte a porção continental da Grécia e, ao sul, a Península do Peloponeso. Quando se desenvolveu a civilização grega, a comunicação entre os vales e as planícies era trabalhosa, por causa das dificuldades impostas por esse tipo de relevo.

Por esse motivo, a ocupação da região se fez sob a forma de diversas cidades independentes entre si, as cidades-Estado. Não havia unificação política entre elas. A civilização da Grécia Antiga define-se pela existência de características culturais em comum, que ligavam as Cidades.