O que é uma monarquia constitucional?

Uma monarquia constitucional ou monarquia parlamentarista, é um sistema político em monarquia que reconhece um rei eleito ou hereditário como chefe do Estado, mas em que há uma constituição (série de leis fundamentais) que limita os poderes do mesmo monarca.

A chefia de Estado é exercida por um monarca; a chefia de Governo por um primeiro-ministro, por um presidente do Conselho de Ministros ou pelo Presidente do governo, a ele cabendo o verdadeiro encargo do Poder Executivo e a direção das políticas interna e externa do país, além da administração civil e militar, de acordo com as leis e a Constituição nacionais. Existe também uma Prerrogativa Real ou Poder moderador chefiado pelo Monarca.

Características das monarquias constitucionais

Em uma monarquia constitucional ou limitado, o poder do monarca é restrito pela constituição do país ou outras leis, e mais poder político pode realmente ser exercido por uma câmara de representantes eleitos e um primeiro-ministro.

O monarca costuma participar na execução da nação, mas ele ou ela pode ter poderes em sua maioria cerimoniais ou pode ser capaz de agir só com a aprovação do primeiro-ministro e outros membros do governo. Em uma democracia constitucional, o monarca é muitas vezes capaz de vetar a legislação que ele ou ela se sente é contrária aos melhores interesses do país. O monarca também pode ser capaz de dissolver a câmara de representantes sob determinadas circunstâncias.