A política provem do grego que quer dizer polis ou cidade ou por outra estado ou ainda mais autárquico.

As origens da vida política mais duradouras são três e são as mais principais da sua história que são:

As inspiradas no mito das idades do homem ou da idade de ouro

Nesta idade de ouro, os seres humanos viviam na companhia dos deuses, nasciam directamente da terra e já adultos, eram imortais e felizes, sua vida transcorria em paz e harmonia, sem necessidade de leis e governo.

Decorrendo o tempo, a idade de ouro perdia o seu sentido, também se relata a queda dos humanos que eram afastados dos deuses por esse motivo tornavam mortais, viviam isoladamente pelas florestas, sem vestuários, moradia, alimentação segura, sempre ameaçados pelas feras e intempéries. Ao gatinhando do tempo descobriram o fogo, dai que passaram a cozer alimentos e a trabalhar os metais, construíam cabanas, teciam os vestuários, fabricavam armas para a caca e para se protegerem do animais ferozes e por ai formaram família.

Ainda neste mito, a idade de ferro foi a ultima, descrita como a era dos homens organizados em grupos fazendo guerras entre si. Onde os deuses fizeram que nascesse um homem eminente para cessar o estado de guerra que redigia as primeiras leis e criara o governo. Nesta perspectiva nasce a política cm a figura do legislador enviado pelos deuses.

Com variantes, esse mito foi usado na Grécia por Platão e, em Roma por Cícero, para simbolizar a origem da política através das leis e da figura do legislador. Aqui as leis e legisladores garantem a origem racional da vida política, a obra da razão sendo, a harmonia e a concórdia entre os humanos sob a forma da cidade. Nesta vertente a razão funda a política.

As inspiradas pela obra do poeta grego Hesíodo

A origem da vida política é através de doação do fogo aos homens feita pelos deuses. É pelo fogo que os humanos poderiam trabalhar, fabricar os utensílios e descobrir diferentes dos animais. Com essa descoberta perceberam que viverão melhor se viverem e comunidade, onde dividiam trabalhos e as tarefas. Nisso os deuses são as que orientavam por leis para o governo.

E depois criaram leis e instituições propriamente humanos dando origem a comunidade política propriamente dita, uma vez que a vida possuía problemas e exigia soluções que somente eles puderam enfrentar e encontrar. Essa teoria é defendida pelos sofistas, em que o desenvolvimento das técnicas e dos costumes levava a convenções entre os humanos para ávida em comunidade sob leis. E nesta, a convenção funda a política.

A política decore por natureza e a cidade existe por natureza

Os humanos por serem diferentes dos animais, são dotados de logos, isto é da palavra e do pensamento, por isso são naturalmente sociais, como diz Aristóteles os homens são animais políticos. Basta conhecer a natureza humana e nela encontrar a causa da política, não dos deuses, nem nas leis ou nas técnicas para ter origem da cidade.

Os homens falantes e pensantes são seres de comunicação e é essa a causa da vida em comunidade. Nessa, a natureza funda a política.

Referência bibliográfica

Chaui Marilena. Convite a Filosofia. S/E, edições Ática, São Paulo, 2000.