Causas da Revolução Francesa

Revolução Francesa (1789-1799) foi um período de intensa agitação política e social na França, que teve um impacto duradouro na história do país e, mais amplamente, em todo o continente europeu. A monarquia absolutista que tinha governado a nação durante séculos entrou em colapso em apenas três anos. A sociedade francesa passou por uma transformação épica, quando privilégios feudais, aristocráticos e religiosos evaporaram-se sobre um ataque sustentado de grupos políticos radicais, das massas nas ruas e de camponeses na região rural do país.

Causas sócias da revolução francesa:

O Clero ou Primeiro Estado, composto pelo Alto Clero, que representava 0,5% da população francesa, era identificado com a nobreza e negava reformas, e pelo Baixo Clero, identificado com o povo, e que as reclamava, a Nobreza sobrevivia à custa do Estado, por uma camada provincial, que se mantinha com as rendas dos feudos, e uma camada chamada Nobreza Togada, e, A ascensão da classe burguesa, que desejava mais liberdade em relação ao comércio e o fim dos altos impostos.

Causas económicas da revolução francesa:

A crise financeira sofrida pelo país antes da revolução, a grande depressão económica no sector da agricultura que era o sector essencial da economia francesa a partir de 1770;

Causas políticas da revolução francesa:

Os envolvimentos da França na Guerra de Independência dos Estados Unidos, além da participação e derrota na Guerra dos Sete Anos e o regime político do país, que era governado pelo absolutismo do rei.

Causas intelectuais da revolução francesa:

O movimento cultural e intelectual iluminista, que buscava a reforma social e o fim dos pensamentos medievais.

 

Referências

https://www.educabras.com/ensino_medio/materia/historia/historia_geral/aulas/principais_causas_e_etapas_da_revolucao_francesa;

http://lf.edu.br/humanas/wp-content/uploads/2016/03/revolu%C3%A7%C3%A3o-francesa.pdf.