Os iroqueses: Características Gerais

Os iroqueses foram primariamente nomeados. Ate o século XVII, formavam o que è actualmente chamado de nação iroquesa. Actualmente, esta nação indígena é compostas pelos povos Séneca, cayuga, onondaga, oneida, e tuscarora, formando uma confederação distribuída entre Canada e os Estados Unidos (principalmente no Estado de Nova Iorque e na província de Quebec).

Os iroqueses foram estudados no século XVIII, pelo missionário jesuíta Joseph Francois Lafitau, que chegou a conviver com eles. Sua obra pública em 1724, descreve os princípios básicos da sociedade iroqueses principalmente em ralação a sua matriarcalidade e matrilinearidade.

Os iroqueses são duplamente famosos: de um lado, por seu envolvimento na história do confronto entre colonizadores ingleses e franceses; de outro, por terem se tornado tema das pesquisas pioneiras de Lewis Morgan no campo da Antropologia.

A confederação iroquesa era, pois, a união de cinco tribos (mohawk, Séneca, cayuga, onondaga, oneida, tuscarora) a que posteriormente veio juntar uma tuscarora. Tinha um conselho geral de sachems, iguais em posição e autoridade e investidos de supremas faculdades para todo o que dissesse respeito a confederação. Que fazias eleições Eram 50 sachems escolhidos pelos clãs, fazias eleições entre os membros para preencher as vagas que se abriam. Os sachems de cada tribo juntamente com os chefes delas, também constituíam os conselhos das mesmas. No conselho da confederação as sachems votavam por tribo cada qual com direito de veto, sendo necessária a unanimidade nas decisões. A palavra estava aberta aos oradores do povo, mas somente o conselho decidia. A confederação não era presidida por nenhum chefe supremo.

A confederação dos iroqueses ocupava a área mais ou menos correspondente ao interior do actual estado de Nova Iorque, onde estão o logo Ontário, o lago Champlain as cabeceiras do rio Husdson.

Organização sociopolítica e económica dos Iroqueses

No século XIX, Lewis Morgan, o famoso fundador dos estudos de parentesco, realizou pesquisa com os iroqueses e publicou seus resultados. Alem disso no seu conhecido livro sobre a evolução das sociedades desde os seus primórdios, usa o material iroquês na sua argumentação sobre as primeiras etapas da barbárie, tratando dos gins, das fratrias, das tribos e da confederação.

A economia dos iroqueses se focaliza na produção comunal e ao sistema combinado de horticultura e de caçador – recolector tribos da confederação iroquesa e outras de norte do continente americano que compartilhavam idioma (iroquês), como o povo huron, viviam na região que hoje è o Estado de Nova York e a Região dos Grandes Lagos. As confedaracao Iroquesa compunham-se de seis tribos dantes da colonização europeia da América. Ainda que não eram iroqueses, o povo hurón entrava no mesmo grupo linguístico e compartilhava economia com os iroqueses.

As condições para ser aceito na confederação eram: ter sangue indígena, conhecimento da afiliação tribal e ciânica; acreditar num ser supremo, vontade de ajudar outros índios, abster-se de álcool; fazer frequente contribuições para ajudar a organização; realizar serviços requeridos pelos funcionários; apoiar a Construção de Conselho federal, resistir as influências de pessoas estranhas a federação.

Apesar das tradições democráticas da liga dos Iroqueses os funcionários da confederação eram todos nomeados por Thunderwater. Os cargos do Conselho interna eram seguintes: Oghema Niassa (desempenhado pelo próprio Thunderwater) supremo Secretario Medico, Supremo Tesoureiro, Supremo Bibliotecário e Supremo Investigador. O Circulo consistia em um Grande Conselho, um Guardião do Fogo, um presente, um Tesoureiro, um Secretario e os guerreiros ou membros.

Instituições Amerindios Setentrionais: Comanches

Origem e localização dos Comanches

Há vários relatos sobre a origem do nome de camanche, talvez o mais amplamente aceite e que ele deriva komantcia a corrupção em espanhol de Kohmahts o nome da Ute para o povo. Kohmahts e variamente produzida como “inimigo”, “aqueles que querem lutar (nos), “aqueles que estão contra nos” ou “estranhos” (WEAVER, 1992).

Os comanches são um povo nativo americano que tempo traz, vagava pelo sul das Grandes Planícies da América do Norte. Foram uma das primeiras tribos a usar cavalos. Eles eram originalmente um ramo de povo Shoshone do estado de Wyoming, nos Estados Unidos. Mudaram-se para o sul em etapas, atacando e deslocando outras tribos de planície. As tribos Comanches localizam-se entre a conferências dos rios Mississípi e Missouri, entre as montanhas Rochosas, as Colinas Negras de Carolina do sul ate chegar as províncias canadenses de Alberta e Saskatchewan. Uma extensão de cerca de 2.000.000 km2.

Características socioeconómicas e políticas

 O surgimento da Comanche no virar do século XVIII e a  sua subsequente migração para o sul colocou em conflito com os Apaches, que já vivem na região e eles mesmos começaram a migrar para o Texas espanhol e dominou Novo México. Na tentativa de evitar incursões Apache, os espanhóis ofereceu-lhes ajuda em suas guerras contra os comanches, mas esses esforços não resultaram e os Apaches foram facilmente expulsos das planícies do Sul em meados do século. Desta forma o território comanche alargou-se e passou a dominar uma área circundante do Texas Panhandle, incluindo Oklahoma oeste e nordeste do Novo México. Os ataques no Mexico pelo Comanche foram um evento anual por muitas décadas, com os gerreiros a procura de armas, gado, mulas, mulheres, escravos e mercadorias. A mobilidade Comanche a cavalo fez essa incrusoes imparáveis ate a sua derrota final dos Estados Unidos. O Tratado de Guadalupe Hidalgo, que pos fim a guerra Mexicano-Americana, abardou a questão das invasões Comanches e os Estados Unidos prometeram parar com os ataques, mas não foi capaz de faze-lo por muitos anos

  Em termos sociopolítico, os Comanches não tem um único líder reconhecido. Ao invés disso, um pequeno número de líderes geralmente reconhecidos actuou como advogado e assessores do grupo com um todo. Estes incluíram o chefe de paz, os membros de conselhos, e o chefe da guerra.

O chefe da paz era geralmente um indivíduo mais velho, que poderia trazer a sua experiência para a tarefa de aconselhar. Não houve instantaneamente formal para a posição sendo um do conselho consensos. De geral tomava decisões sobre aonde a banda deve caçar, se a guerra se contra os seus inimigos, e se aliar com outras bandas. Qualquer membro pode falar em reuniões do conselho, mas os homens mais velhos, geralmente a maior parte das conversas, Em tempos de guerra, a banda escolheu um chefe de guerra, para ser escolhido para esta posição, um homem tinha que provar que ele era um guerreiro valente. Após o conflito acabou, no entanto, a autoridade do chefe da guerra acabou.

Os homens Comanches fizeram a maior parte da caca e sempre lutaram nas guerras. Eles aprenderam a montar cavalos quando eles eram jovens e estavam ansiosos para provar-se na batalha. Nas planícies, as mulheres Comanche realizado as tarefas exigentes do cozimento, a esfola dos animais, a criação do acampamento, transportes e bens do consumo. Grande parte da área habitada pelos rios Comanches era plana e seca, com excepção de grandes rio como o Rio Cimarron, o rio Pecos, o rio Brazos, e do Rio Vermelho. As águas desses rios foi muitas vezes demasiado suja para beber, então os Comanches geralmente viviam ao longo do menor, córregos claros que corria para eles. Esses fluxos suportados arvores que o Comanche usado para construir abrigos.

A organização económica dos comanches estava baseada na caca do bisonte búfalo e de outros grandes animais, que lhes abastecia de comida, roupa, materiais para construir suas moradas e ferramentas de osso, mas posteriormente também incluíram antílopes e outros animais. Eles viviam nas Montanhas Rochosas durante a sua migração para as grandes planícies, homens e mulheres comuns da responsabilidade de colectar e fornecer o alimento. Os outros excedentes da colheita secavam-se e armazenavam em grandes buracos subterrâneos.

Na região, os comanches tinham como lideres os chamados Xamãs, que era a pessoa mais sabia da tribo. Estes se encarregava da vida espiritual e moral da tribo, aconselhava os membros da tribo, observava o céu, interpretava e o predizia para suas gentes. Em muitas ocasiões ia acompanhado do curandeiro ou curandeira da tribo para curar as doentes, pois os comanches pensavam que certas doenças eram espirituais, pelo que o curandeiro precisava a ajuda do Chamam.

 

Referências

http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/bitstream/doc/10436/1/tomo_I.pdf;

http://www.juliomelatti.pro.br/etapas-conquista.pdf;

http://biblio.wdfiles.com/local–files/rodrigues-1970-linguas-amerindias/rodrigues_1970_linguas_amerindias.pdf;

https://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/1702/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20de%20Mestrado.pdf.