De uma maneira geral, o clima de Moçambique é literalmente estável, sendo composto por valores de precipitação anual com pouco mais de 600 mm em Tete, uma das cidades mais quentes do país, onde em Outubro e Novembro a temperatura máxima excede 36°C. Ao longo da costa sul e norte temos cerca de 800 mm/900 mm de precipitação por ano, enquanto na área costeira central ela é superior a 1.500 mm por ano. Nas terras altas do interior temos uma precipitação em torno de 1.100 milímetros por ano. Ao longo da costa os ciclones são comuns durante a estação chuvosa.

As temperaturas variam de acordo com a altitude. As temperaturas máximas variam entre 30°C e 24°C ao longo da costa sul e entre 28°C e 31°C ao longo da costa norte. Aqui os meses mais quentes são entre Dezembro e Fevereiro. Nas terras altas do interior temos valores entre 27°C e 20°C e nas planícies centrais internas as temperaturas são mais elevadas. No vale do Zambeze temos valores, que variam entre 29°C e 36°C e nessas duas áreas os meses mais quentes são Outubro e Novembro.

O mesmo acontece com as temperaturas mínimas com valores entre 14°C e 22°C na capital Maputo, entre 16°C e 24°C na Beira ao longo da costa central e entre 18°C e 23°C no litoral norte. Junho e Julho são os meses mais frios. Nas terras altas as temperaturas caem significativamente.

Em Lichinga, que está localizado a mais de 1.300 metros acima do nível de mar, as temperaturas mínimas variam entre 9°C e 16°C e Julho é o mês mais frio. A temperatura da água do mar varia entre 23°C nos meses de inverno e 28°C nos meses de verão.