Conceito Queimadas Descontroladas

Queimadas ‘é uma prática primitiva da agricultura, destinada principalmente à limpeza do terreno para o cultivo de plantações ou formação de pastos, com uso de fogo de forma controlada que as vezes pode descontrolar-se e causar incêndios em florestas, matas e terrenos grandes’

As queimadas normalmente são feitas para limpeza dos campos, caça de animais de pequeno porte e para produção de carvão.

Queimada descontrolada ‘é o acto de colocar o fogo na mata por negligência ou acidentalmente sem nenhum controlo, resultando em grandes prejuízos económicos sociais e ambientais’.

Origem

As queimadas descontroladas em Moçambique, são bem frequentes durante o período seco, início das campanhas agrícolas e no período da caça. As queimadas descontroladas são muitas das vezes praticadas pelas comunidades rurais como meio mais rápido de libertar terrenos para a prática da agricultura, para a limpeza nas redondezas das casas afugentar animais ferozes ou caça-los para consumo e no caso da época agrícola, acontecem quando as pessoas queimam os restos das espécies vegetais nos seus campos agrícolas e não tem esperado o tempo suficiente para ter a certeza que o fogo foi apagado devidamente ou não, o que acaba se alastrando para os vizinhos assim queimando tudo que estiver por onde se alastrar.

  • A caça de animais;
  • Abertura de novos campos para prática de agricultura tradicional;
  • Controlo de espécies vegetais indesejáveis;
  • Controlo de pragas e doenças;
  • Renovação das áreas de pastagem;
  • Produção de carvão;
  • Queima de lixo orgânico e inorgânico;
  • Abertura de caminhos para passagem;
  • Confissão de alimentos na Machamba ou no mato por parte de pastores de gado e camponeses e;
  • Cigarro deixado ao relento sem ter apagado

Consequências

As queimadas descontroladas têm várias consequências para o meio assim como para o próprio homem:

As queimadas descontroladas além de empobrecer o solo através da destruição de nutrientes, causam também alterações na formação de nuvens, elementos fundamentais à queda de chuvas, que quando escasseiam perigam a própria sobrevivência humana.

Segundo os dados recolhidos na população local, antigamente tinham uma produção e produtividade maior. Hoje em dia os solos estão empobrecidos e a queda de chuva é condicionada o que leva ao aumento de bolsas de fome.

Para o ambiente

A destruição da vegetação pela queimada causa equilíbrio da biosfera, degeneração do solo e poluição do ar;

As queimadas descontroladas contribuem para a degradação dos solos, destruição de infra-estruturas, perda de vidas humanas e animais, alteração climática e destruição de ecossistemas.

Para a saúde humana

Durante as queimadas, são emitidos vários poluentes clássicos, entre eles NOX (Óxido de Nitrogénio), CO (Monóxido de Carbono), HC (Hidrocarbonetos) e material articulado, além de substâncias tóxicas’.

O efeito das queimadas pode ser agudo à saúde da população em geral, mais especialmente para aquelas que estejam actuando em seu combate. O efeito pode ir de intoxicação até a morte por asfixia pela redução da concentração de oxigénio.

Aumento do nível dos oceanos

Crescimento e surgimento de desertos

Aumento de furacões, tufões e ciclones

Degelo

Desertificação, alteração do regime das chuvas, intensificação das secas em determinados locais

Escassez da água

Abundância de chuva, inundações, alteração de ecossistemas e redução da biodiversidade

Destruição de espécies vegetais e animais

Temperaturas altas e contaminação dos oceanos.

Medidas de combate

Através de palestras sobre queimadas descontroladas, deve-se consciencializar as crianças em idade escolar sobre os impactos negativos das queimadas descontroladas e fazer com que elas possam difundir essa informação aos encarregados de educação, visto que muitas pessoas só estão interessados com os resultados imediatos ou de curta duração. Exemplo: um homem prefere queimar 30/40 hectares só porque viu uma gazela não se importando com as consequências que podem advir por causa desse fogo.

Os caçadores devem deixar de usar as práticas de queimadas para afugentar os animais.

Os carvoeiros devem manter o controlo do fogo pois pode ocasionar queimadas descontroladas

Os pastores e camponeses devem prestar muita atenção na confissão dos alimentos na mata. Quando alguém deseja confeccionar alimentos deve tomar conta do fogo depois e não deixar o fogo aceso, porque pode causar queimadas descontroladas.

Os camponeses nas suas práticas diárias, devem ter muito cuidado em queimar os restos das plantas porque podem causar o desgaste do próprio solo e contribui para um aumento significativo de temperatura na atmosfera.

Para os mesmos, (camponeses), há uma necessidade de apostar-se na agricultura sustentável porque além de garantir a sustentabilidade ambiental aumenta a produção e produtividade agrícola.

 

Bibliografia

ALEXANDRIA Revista de educação em ciências e tecnologia, v1, n2,2008.MEDEIROS,F Guia para Elaboração de Monografias, 3ed. Instituto de ensino Superior FUCAPI, 2007.MICOA, Plano de Acção para a Prevenção e Controlo as Queimadas Descontroladas 2007.MILAZZO, A e CARVALHO, A, Revisão de Educação em Ciência e Tecnologia, vol.1, nr. 2, 2008.ODM, Ganhar a vida garantir a sustentabilidade ambiental edição Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, Lisboa2009.

RIBEIRO. H, e ASSUNÇÃO. V, Efeitos das Queimadas na Saúse Humana, São Paulo vol.16 2002