As placas tectônicas são blocos gigantes que formam a camada externa da terra sólida. Estes blocos estão em constante movimento e podem formar zonas de convergência de placas (coalizão de diferentes placas) e zonas de divergência das placas (placas separadas entre si).
Esses processos são responsáveis por fenômenos como terremotos e a expansão dos oceanos. As principais placas tectônicas são:
Placa Africana – Com 65 milhões de quilômetros quadrados, esta placa abrange todo o continente africano. Sua colisão com a Placa Eurasiática desencadeou o Mar Mediterrâneo e o Vale do Rift. A placa sul-americana e a placa africana formam uma zona de divergência, isto é, estão se afastando umas das outras, de acordo com o monitoramento realizado pelos satélites, sua distância de separação aumenta em 3 cm. ao ano.
Placa antártica – consiste em uma placa continental com 25 milhões de quilômetros quadrados. A parte oriental da placa tem 200 milhões de anos e atravessa a Austrália, África e Índia. Esta placa colidiu com pelo menos cinco placas pequenas que formam o lado oeste.
Placa do Pacífico – Com aproximadamente 70 milhões de quilômetros quadrados, é a maior placa oceânica e cobre a maior parte do Oceano Pacífico. É renovado em suas bordas, onde há separação das placas circundantes e a expansão do fundo do mar. Placa de Nazca – Tem 10 milhões de quilômetros quadrados em sua extensão e está localizado no Oceano Pacífico oriental, que é de 10 cm. mais curto a cada ano quando bate na placa sul-americana. O choque entre estas duas placas formaria os Andes.
Placa eurasiana do leste – abriga o continente asiático. O seu comprimento é de 40 milhões de quilômetros quadrados. Esta placa forma uma zona de convergência com as placas das Filipinas e do Pacífico. É uma das regiões com maior ocorrência de terremotos e vulcões no planeta.
Placa euro-asiático – é um bloco que tem 60 milhões de quilômetros quadrados. Corresponde ao continente europeu e ao extremo oeste da Ásia.
Placa filipina – é uma placa oceânica, localizada no oceano Pacífico. Sua superfície é de 7 milhões de quilômetros quadrados. Ele fornece quase metade dos vulcões ativos na Terra. Forja uma área de convergência com a Placa Eurasiática.
Placa indo-australiana – A placa é composta por Índia e Austrália. Os seus 45 milhões de quilômetros quadrados compõem a Índia, Austrália, Nova Zelândia e parte do Oceano Índico. A placa compõe uma área de convergência com as Filipinas, facto que favorece o surgimento das ilhas.
Placa norte-americana – tem 70 milhões de quilômetros quadrados e cobre América do Norte, América Central e Gronelândia, bem como uma parte do Oceano Atlântico. O deslocamento horizontal em relação à Placa do Pacifico desencadeia terremotos, principalmente na Califórnia.
Placa-Sul-Americana – É uma placa continental que tem 32 milhões de quilômetros quadrados. O território brasileiro está no centro, onde a espessura é de 200 km. Portanto, este país é afectado por terremotos e vulcões.