O impacto ambiental das actividades industriais-urbanas é, em geral, de intensidade variada, podendo ir de pontual (no caso de uma fábrica poluidora, por exemplo) a difuso (no caso dos poluentes emitidos pela frota de veículos, por exemplo).Uma boa parte desses impactos dependem de obras de infraestrutura e de saneamento, mais amplas do que a abrangência de cada empreendimento. Processos de panejamento e crescimento urbanos também cumprem um papel determinante em muitos casos. As actividades industriais-urbanas atingem, directa e indirectamente, grandes parcelas da população.

Outros impactos da indústria.

As descargas industriais são primeiramente limitadas à centros urbanos costeiros. As fontes de poluição são desde indústrias têxteis (tinturas e alcalis fortes), postos de transformação de electricidade, indústrias petrolíferas, de sabões e detergentes. Poluição ambiental associada com descarga de água suja das fábricas pode ser um problema sério nas áreas ambientais sensíveis por exemplo recifes de coral, mangais e lagoas costeiras.

As principais causas da poluição industrial são políticas fracassadas, fraca implementação de regulamentação e padrões existentes, uso de tecnologia não apropriada e indústrias ineficientes; aumento da industrialização e actividades portuárias nas cidades costeiras, principalmente Maputo e beira, com insuficiente zoneamento e tratamento de fluentes.